segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Islamitas radicais obtêm maior espaço depois da queda de Mubarak

Em sua primeira semana no poder, os novos governantes militares do Egito deram dois passos que não tinham nada a ver com a reforma democrática. Eles permitiram que Yusuf al-Qaradawi, pregador sunita radical exilado por Hosni Mubarak, retornasse para casa e liderasse uma assembleia da vitória na Praça Tahrir na sexta-feira, 17 de fevereiro, com uma chamada para marchar sobre Al Aqsa, em Jerusalém. Do Qatar, Al-Qaradawi repetidamente justificava atentados suicidas contra israelenses. A segunda foi a permissão de dois navios de guerra iranianos transitarem no Canal de Suez.

Vozes da administração de Obama têm comentado desde que Mubarak foi derrubado que a Irmandade Muçulmana participando da transição política no Egito talvez não seja uma coisa ruim. Funcionários de inteligência dos EUA informando comissões no Congresso não apresentaram profundidade de conhecimento sobre a Irmandade.

Em contraste, o premiê israelense Binyamin Netanyahu advertiu que um papel muçulmano no governo colocaria o tratado de paz egípcio-israelense em risco.
Na sexta-feira à noite, os eventos no Cairo e em outras cidades egípcias - e a luz que eles lançaram sobre as intenções do regime militar - fizeram a maioria dos observadores sentar e tomar um segundo olhar para o resultado da revolução popular. 


Na quinta-feira 17 de fevereiro, a Irmandade Muçulmana foi autorizada a assumir o controle de manifestações da oposição na emblemática Praça Tahrir, e dada a permissão para construir uma plataforma, depois que os partidos da oposição e outros movimentos haviam sido recusados. Diante do grande evento na sexta à noite, os soldados se retiraram da praça e brigadas do braço forte da Irmandade marcharam. Líderes da oposição que tentavam montar a plataforma ao lado de falantes da Irmandade foram jogados fora e arrastados para fora da praça sem a interferência do Exército. 


Por este meio, os governantes militares atingiram dois objetivos: Deixar os adeptos da Irmandade Muçulmana congregar na praça diminuiu o papel desempenhado por outras facções de oposição na insurreição de dezoito dias; e, por outro lado, ele deu um aviso gráfico para a administração de Obama para parar de pressionar por uma rápida transição para a democracia, porque só levaria a que os muçulmanos tomassem o poder no governo e no parlamento.


O sermão pregado por Qaradawi, uma figura respeitada em muitos círculos sunitas, nada tinha em comum com os objetivos de liberdade, direitos, reformas, uma vida melhor, pelos quais o povo demonstrou na Praça Tahrir por 18 dias. Não somente o povo egípcio deve sair e conquistar Al Aqsa, disse Qaradawi, mas o Cairo deve abrir a fronteira da Faixa de Gaza para "nossos irmãos", o Hamas palestino. Ele martelou demandas internas que teriam levado do Egito para além de até mesmo demolir o seu tratado de paz de 1979 com Israel e todo o caminho para a jihad. 

Por esse discurso, os governantes militares do Egito deram ao pregador radical uma plataforma nacional na televisão estatal.


(...)

Fonte: DEBKAfile

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More