sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Na "moderada" Bósnia e Herzegovina: Islamização causa fuga de cristãos

Segundo o Cardeal Franc Rode, Prefeito da «Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica», a Bósnia está em processo de «islamização crescente» e «os católicos diminuíram muito em consequência disso».

O cardeal ofereceu como exemplo a Diocese de Banja Luka, que antes da guerra (de 1991 a 1995) congregava 150 mil católicos e hoje possui cerca de 35 mil. A maior parte dos fiéis teria deixado o país após ameaças e ataques de extremistas.

O mesmo fenómeno teria acontecido em Sarajevo, cidade de 600 mil habitantes e apenas 17 mil católicos: «Praticamente uma cidade muçulmana, com mais de cem mesquitas construídas nos últimos anos, inclusive em aldeias aonde não havia sequer uma», explica o cardeal.

«Isso demonstra a intenção de islamizar a região de Sarajevo, e a vontade do governo de fazer da República Sérvia um país ortodoxo, onde o governo constrói igrejas ortodoxas», revela.

Para o Cardeal Franc Rode, os católicos são as vítimas principais desta guerra: «Perderam muitas igrejas, destruídas, queimadas; muitos conventos foram demolidos, vários sacerdotes, religiosos e religiosas foram mortos. A tragédia sofrida pela população católica é grande».

O prelado anunciou ainda que o projecto de construção de uma universidade católica em Banja Luka é justamente viabilizar o diálogo inter-religioso.

Segundo alega a organização Católica «Church in Need», a fuga cristã se dá principalemente devido à discriminação, islamização e confiscação de suas propriedades. Durante a guerra fugiram do país cerca de quatrocentos e quarenta mil cristãos. Depois do fim da guerra, as forças islâmicas impediram o regresso de milhares de refugiados que queriam retornar aos seus lares. Consta que o poder muçulmano que daí em diante vingou não devolveu aos seus legítimos proprietários as igrejas, os conventos, os colégios e outros imóveis, contrariando uma sentença ditada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que tornara obrigatória essa devolução. 
Na Bósnia, que recebe dinheiro saudita, proliferam as mesquitas e desaparecem as igrejas. E as autoridades locais não parecem facilitar a concessão de autorizações para abrir novas igrejas. Exemplo disto é o fato de o próprio cardeal de Sarajevo se queixar de que está há treze anos à espera de permissão para construir uma igreja.

Fontes: Minuto DigitalAlém mar 

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More