sexta-feira, 24 de abril de 2015

PF faz operação em Brasília por suspeita de terrorismo islâmico

A Polícia Federal (PF) mobilizou o Grupo Antibomba nesta sexta-feira em uma rara operação contra alvos suspeitos de envolvimento com terrorismo. Os agentes vasculham, desde o início da manhã, um apartamento na quadra 104 da Asa Norte, área nobre de Brasília (DF). Em função da natureza da operação, a Superintendência da PF no Distrito Federal explicou que ainda não é possível confirmar detalhes da operação. Setores de inteligência da PF foram acionados. Na ação, ao menos uma pessoa teria sido detida.

Há um mês, órgãos de inteligência do governo elaboraram relatórios apontando tentativas de o Estado Islâmico cooptar brasileiros - e alertando o governo para a necessidade de uma lei específica para combater terroristas. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pautou o assunto, que não foi votado porque alguns partidos, entre eles o PT, exigiram uma audiência pública sobre o tema, que ainda não foi agendada. Segundo interlocutores de Renan, ela deve ocorrer nos próximos dias.
Investigado por terrorismo em Brasília já trabalhou na Casa Civil

O advogado de Brasília que entrou no radar da Justiça por suspeita de cumplicidade com terroristas é um brasileiro que se converteu ao islamismo e já trabalhou na Casa Civil da Presidência da República durante a gestão de Dilma Rousseff. Ele também foi funcionário da própria Polícia Federal, órgão que ele viria a acusar de ser conivente com interferência internacional na CPI da Espionagem. Marcelo Bulhões dos Santos pertence à corrente sunita e frequenta com regularidade a mesquita da capital federal.

Os policiais federais que estiveram no prédio de Bulhões nesta sexta-feira apreenderam documentos e materiais eletrônicos, por ordem da Justiça Federal. Os indícios dão conta da ligação dele com extremistas estrangeiros. Como não há crime de terrorismo no país, a Justiça colhe elementos para julgá-lo por crimes acessórios, como estelionato e falsificação de documento.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More