sábado, 8 de outubro de 2011

HIZBUT TAHRIR: DOS HOMENS DE NEGÓCIOS ÀS MULHERES, UM MOVIMENTO PARA ‘ISLAMIZAR’ A ÁSIA.

Jacarta, 04 out (RV) – O movimento islâmico Hizbut Tahrir já está presente em muitas nações do mundo. E agora poderia conquistar mais espaço justamente onde a al Qaeda falhou. A ideia de Bin Laden era transformá-la em um organismo supranacional capaz de difundir uma visão radical do Islã e de unir os muçulmanos do mundo inteiro em um bloco único – o Califado – regido pela xariá, a lei islâmica.

Para dar força a este propósito, os líderes do grupo definiram um alvo até então à margem da luta extremista: estudantes universitários, homens de negócios, profissionais liberais e até mesmo mães de família. Uma rede fundamentalista de ‘colarinho branco’ e bem distante da imagem do combatente analfabeto e pobre, que cresceu de acordo com os ensinamentos do Alcorão em sua versão jihadista e fanática.

Presente em 45 países, atualmente o movimento Hizbut Tahrir se expande sobretudo na Ásia, difundindo a visão radical da religião muçulmana da Malásia à China, voltado às classes média e alta e às elites. Se o projeto de dar vida à “Umma” islâmica parece estar ainda longe, hoje já enfraquece a luta dos governos no controle do extremismo e na promoção de um sistema de governo democrático, como aparece em modo evidente na Indonésia.

Rochmat Labibi, presidente do braço indonésio do grupo, revela que o plano nos próximos dez anos é de “reforçar a falta de confiança do povo” naquilo que ele define como o regime ou, na verdade, o governo de Jacarta. “É isso que estamos fazendo, convertendo as pessoas da democracia, do laicismo e capitalismo para a ideologia islâmica”. No entanto, o Hizbut Tahrir, cujo significado é “Partido da liberação” – cresce de maneira exponencial também nos Estados Unidos, depois de ter operado às sombras desde seu surgimento nos anos 90.

Banido em alguns países, o movimento é legal em muitas nações, entre elas os EUA, a Inglaterra, a Austrália e a Indonésia. Em muitos casos opera nos limites da legalidade e agora foca-se na expansão asiática: da Malásia ao Paquistão, alcançando a China onde foi acusado de fomentar revoltas. O Hizbut Tahrir é ainda o grupo radical islâmico mais difundido e perseguido na Ásia central.

Questionado sobre a situação na China, Zhang Jiadong, da Universidade de Fudan, define o grupo como “o mais perigoso entre as organizações terroristas” porque exerce uma maior influência “sobre o povo".

O “Partido da liberação” conta com, ao menos, 20 mil seguidores na China e “mais que ataques terroristas, alimenta rebeliões e movimentos nas praças”. Para o Departamento de Estado dos EUA, ao contrário, poderia fornecer apoio “indireto” ao terrorismo, mas “não existem provas” que teria organizado atentados. É mais provável que seus líderes tenham perpretado ataques sob a orientação de outros grupos fundamentalistas.

Documentos publicados recentemente mostram que Khalid Shaikh Mohammed, mentor dos ataques de 11 de setembro, teria reforçado os laços com o Hizbut Tahrir. Além dele, o ex-chefe da al Qaeda no Iraque, Musab al-Zarqawi, teria entrado em contato com o movimento, mas sobre isso, não existem provas concretas. (RB)
Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter e aqui para curtir no Facebook 
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.  

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More