segunda-feira, 7 de junho de 2010

Senhor da guerra somali contrata mercenários alemães

Os políticos reagiram com indignação aos relatos de que uma empresa alemã assinou um contrato com um “senhor da guerra” somali de prestação de serviços de segurança. Ex-integrantes das Forças Especiais alemãs (KSK) e uma unidade de elite da polícia (GSG-9) poderiam em breve estar trabalhando como guarda-costas e instrutores no país sem lei.

Durante anos, os políticos alemães e especialistas têm levantado suspeitas e críticas sobre as atividades da empresa de segurança privada americana Blackwater, agora conhecida como Xe Services, em lugares como o Iraque. "O governo americano permitiu às empresas de segurança privada tornarem-se onipresentes, criando unidades privadas incontrolável nas zonas de guerra do mundo", escreveu um jornal alemão em 2007.

Essa indignação está agora desgastada, à luz das revelações de que uma empresa de segurança alemã está fornecendo mercenários para um “senhor da guerra” somali. Na segunda-feira, Thomas Kaltegärtner, CEO do Grupo de Segurança Asgaard Alemão, confirmou uma notícia da empresa pública de televisão alemã ARD, que alega que a Asgaard planeja enviar ex-soldados alemães à Somália.

Num comunicado à imprensa em dezembro de 2009, a Asgaard anunciou que tinha assinado um "acordo de exclusividade sobre os serviços de segurança" com Abdinur Ahmed Darman. Darman, um “senhor da guerra” somali, que pretende assumir a presidência do país, e não reconhece a legitimidade do governo de transição apoiado pelas Nações Unidas do presidente da Somália, Sheikh Sharif Sheikh Ahmed. O acordo, segundo a empresa, abrange "todas as medidas necessárias para restabelecer a segurança e a paz para a Somália." O país não tem um governo central em funcionamento desde 1991.

De acordo com Kaltegärtner, ele próprio um ex-soldado da Bundeswehr, funcionários da Asgaard proporcionariam segurança para Darman e treinariam policiais e forças militares. Ele ressaltou, no entanto, que as operações de combate não foram planejadas. Ele disse que mais de 100 mercenários poderiam estar envolvidos nas operações. Embora as negociações ainda não estejam completas, é possível que os funcionários da Asgaard já estejam operando na Somália, Kaltegärtner também disse a um jornal que sua empresa empregava ex-membros das Forças Especiais do exército alemão, a KSK, e da unidade de elite GSG-9 da polícia alemã.

Privatização da violência do Estado

Vários políticos alemães reagiram com indignação à notícia de que ex-soldados poderão em breve estar em ação no Chifre da África. "Em minha opinião, não é aceitável", diz Rainer Arnold, especialista em defesa dos sociais-democratas de centro-esquerda, em declaração na edição de terça-feira do jornal Frankfurter Rundschau. Ele pediu uma nova legislação para "claramente" limitar essas operações, acrescentando: "Não se pode privatizar o estado de violência".

Falando ao mesmo jornal, Omid Nouripour do Partido Verde acusou o governo alemão de não fazer o suficiente no passado para regular empresas de segurança privada. Paul Schäfer do Partido da Esquerda e Stinner Rainer do Partido Liberal Democrata, que governa em coalizão com os conservadores de Merkel, também criticou o acordo, com Schäfer falando de uma política de “sombras” em operações no estrangeiro.


Observadores alertam que os funcionários alemães da empresa poderiam ser mortos ou alvo de seqüestros na Somália. A milícia islâmica Al-Shabab, que controla várias regiões do país e partes da capital Mogadíscio, se aliou com a Al-Qaeda, que quer que a Alemanha retire suas tropas do Afeganistão. Os grupos islâmicos adorariam colocar suas mãos sobre reféns alemães, dizem especialistas.

"Se uma empresa alemã estiver a formar e apoiar uma milícia somali, isto certamente vai contra os interesses da Alemanha", disse Annette Weber, do Instituto Alemão de Assuntos Internacionais e Segurança (SWP), em declarações à ARD. O Ministério alemão das Relações Exteriores e Ministério da Defesa querem agora examinar de perto o que Asgaard está planejando fazer na Somália, segundo o jornal Süddeutsche Zeitung.

A própria empresa tentou minimizar a importância da operação. "Queremos trabalhar em estreita colaboração com o governo alemão e de nenhuma maneira agir contra seus interesses", disse um porta-voz da Asgaard em um comunicado publicado em seu site no domingo. "No momento não há cidadãos alemães trabalhando em nome do Asgaard na Somália." A empresa salientou que só iniciará suas operações na Somália, uma vez que Darman assuma o controle dos assuntos do Estado com a aprovação da ONU." ou seja, depois que derrube o presidente atual.

Fonte: Defesanet

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More