quinta-feira, 17 de junho de 2010

14 Mortos no Daguestão

REUTERS

Norte do Cáucaso abriga insurgência islâmica alimentada pela pobreza da região

Quatro policiais e dez homens armados foram mortos nesta quarta-feira, disseram investigadores, durante confronto na região russa do Daguestão, no Norte do Cáucaso, onde o Kremlin luta para conter a insurgência islâmica.


Todos os policiais e seis militantes morreram na troca de tiros que começou depois que um atirador dentro de uma casa na cidade de Derbent se recusou a depor suas armas, afirmou o Comitê de Investigação federal.

Quatro policiais também ficaram feridos. Num incidente separado, quatro militantes foram mortos e um policial ficou ferido no centro de Derbent na madrugada, acrescentaram investigadores.

Jovens irritados com a pobreza e alimentados pela ideologia da Jihad global perpetram ataques quase que diários no Cáucaso do Norte, região predominantemente muçulmana. A maioria ocorre no Daguestão, na Inguchétia e na Chechênia, local de duas guerras separatistas com Moscou desde meados da década de 1990.

Dois atentados a bomba no metrô de Moscou perpetrados em março deixaram 40 mortos e voltaram a atenção mundial à conturbada região russa, após autoridades terem responsabilizado duas mulheres do Daguestão pelo ataque.

Com os atentados de quarta, o total de mortes no mês de junho sobe para 40 na região do Norte do Cáucaso. O líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, disse nesta quarta que ao menos um militante foi encontrado morto após confrontos no sul da província.

Mesmo que o Kremlin gaste bilhões de dólares no Norte do Cáucaso, onde o índice de desemprego alcança os 50%¨em algumas localidades, líderes governamentais e religiosos afirmam que muitos jovens ainda estão se voltando à insurgência.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More