quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vaticano se mobiliza para salvar Asia Bibi

Nesta quarta-feira o Papa Bento XVI pediu pela libertação de Ásia Bibi, uma católica condenada à morte no Paquistão por “blasfêmia”.

Os bispos paquistaneses haviam pedido o apoio do Papa para pressionar as autoridades a libertarem Ásia e abolirem a lei de blasfêmia.

Bento XVI através da diplomacia vaticana e da Conferência Episcopal do Paquistão (CEP) entrou na luta pela vida de Asia Bibi, uma mãe de cinco crianças, condenada a morte por supostas blasfêmias contra Maomé. Segundo confirmou fontes da Santa Sé ao La Razon, o Papa iniciou um protocolo de atuação semelhante ao usado no caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por adultério.

O Cardeal Ghanés Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, assegurou que entrará em contato com o episcopado paquistanês, para mostrar o apoio da Santa Sé na campanha pela vida de Asia Bibi. Ao mesmo tempo em que se deseja que o CEP trabalhe na mediação com o governo de Asif Ali Zardari, o Cardeal Turkson afirmou que através da diplomacia vaticana já estão trabalhando para livrar Bibi da forca. Especula-se até a possibilidade de convocar no Palácio Apostólico o representante diplomático paquistanês junto a Santa Sé para tratar da questão.

No momento, o Vaticano não quer emitir declarações oficiais condenando Islamabad. A experiência aconselha ao silencio e a confiar nos canais habituais. “Um comentário nosso poderia se mal interpretado e fazer com que a situação de Asia Bibi piore”. Explica o Cardeal. Basta lembrar da polêmica surgida em muitos países muçulmanos sobre o discurso de bento XVI em Ratisbona.

O Jesuíta Frederico Lombardi, porta voz da Santa Sé, assegura que o Vaticano segue com “enorme atenção e preocupação” a situação de Asia Bibi. Lombardi subtrai que existe uma grande mobilização no mundo Católico para salvar a cristã paquistanesa.

Outras fontes vaticanas que preferiram o anonimato, explicam que é emergencial evitar essa injustiça contra Bibi e pressionar o Paquistão a abolir a lei de blasfêmia, pois esta tem aberto uma perigosa porta para a perseguição das minorias religiosas no país de maioria muçulmana.

La Razon

1 comentários:

Diante da inutilidade de continuar com o discurso de islâmicos moderados e radicais, o que as pessoas que defendem um diálogo com estes militantes da guerra tem a dizer dá possível execução desta cristã no Paquistão por blasfêmia? Fala-se tanto das Cruzadas Cristãs e as Cruzadas atuais, muçulmanas?

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More