quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Forças Nigerianas interceptaram armas iranianas destinadas ao Hamas

O serviços Secreto Nigeriano (DRS) assegura ter interceptado 13 contêineres de armas vindas do Irã. Fontes de defesa de Israel acreditam que as armas seriam destinadas ao grupo terrorista Hamas que controlam a Faixa de Gaza.


Lança-granadas, granadas e outros explosivos, estavam camuflados em meio a materiais de construção no Porto de Lagos, depois terem sido descarregados de um barco iraniano. A mídia Nigeriana disse que a embarcação estava a apenas algumas horas do porto, e descarregou 13 contêineres e voltou ao mar.


A DRS já havia recebido a tempos informações sobre o envio, por isso seu pessoal já estava preparado para a interceptação. O assessor da Segurança Nacional, Andrew Owoye Azazi, se recusou a especificar qual o navio que estava transportando armas e anunciou que o governo irá destruí-los.


Segundo a imprensa nigeriana citada pelo diário hebraico "Haaretz", o despachante aduaneiro encarregado da embarcação, oferecida suborno a seus colegas para carregar o recipiente para fora da estação terminal. Foram estes funcionários que alertaram os serviços de segurança.


Israel e Nigéria mantem relações bilaterais em matéria de segurança, comércio e diplomacia. Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores israelense assegurou que a delegação israelita está em contato com a DRS para ter mais detalhes do caso.


Responsáveis pela segurança acreditam que o movimento palestino Hamás, que governa Gaza, poderia ter estabelecido uma nova rota para o contrabando de armas através da África. Isso devido a supervisão internacional dos cargueiros iranianos.


"Talvez os iranianos planejavam descarregar as armas na Nigéria, e tranferi-las por terra para o Sudão e Sinai", sugeriu um oficial israelense.


Em março de 2009 a mídia internacional noticiou um ataque da aviação israelense contra um comboio de traficantes de armas que atravessavam o Sudão em direção a Gaza. No ataque 39 foram mortos, e alguns civis foram feridos. Até hoje o governo não assumiu a responsabilidade do ataque.


Fontes de Defesa consultadas assinalam que o incidente na Nigéria, poderia ser a terceira vez neste ano que forças de segurança evitaram o contrabando de armas iranianas a Gaza.

Fonte: Minuto Digital

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More