quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Síria ajuda Hezbollah a conseguir mísseis, diz jornal

PARIS - A Síria ajudou a milícia radical libanesa Hezbollah a adquirir cerca de 40 mil mísseis, informa nesta terça-feira, 26, o jornal francês Le Figaro. Segundo o diário, Damasco desempenhou um importante papel na reposição do arsenal do grupo militante após a guerra contra Israel, em 2006.


O jornal informa que os EUA observam a suposta aliança entra a Síria e a milícia libanesa desde janeiro deste ano, quando os radares americanos encontraram 26 mísseis M-6002 - de médio alcance - na área entre Damasco e a fronteira da Síria com o Líbano.


Segundo o Le Figaro, o Hezbollah conta com aproximadamente 10 mil combatentes. O sistema de transporte de armamentos da milícia é dividido em três unidades. Um transporta armas e munições de Damasco às bases do Hezbollah perto da fronteira do Líbano com a Síria; a segunda leva tal carregamento para dentro do território libanês; e a última lida com o treinamento e a logística de combate.


Fotos de satélites tiradas em março do ano passado mostram que o Exército sírio tem uma base militar perto de damasco com mísseis Scud. As imagens também mostram os guerreiros do Hezbollah sendo treinados nesta base, mas o governo sírio nega dar apoio e armamentos à milícia.


A reportagem do Le Figaro, que cita funcionários do Ministério da Defesa francês e dos departamentos de inteligência de países ocidentais, mostra como a organização militar do Hezbollah se envolveu na Síria. O Hezbollah, considerado terrorista pelos EUA e por Israel, é apoiado pelo Irã.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More