segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tropas somali ocupam cidade na fronteira com Quênia e Etiópia

Tropas do Governo da Somália ocuparam a cidade de Balad Hawo, junto à fronteira com Quênia e Etiópia, no sudoeste somali, informou nesta segunda-feira a emissora independente local Shabelle.


A operação é a primeira em meses no interior do país por parte das tropas governamentais, que controlam apenas pequenas porções de território e alguns enclaves de Mogadíscio, estes últimos graças ao apoio das tropas ugandenses e burundinesas da Missão da União Africana na Somália (Amisom, sigla em inglês).


Segundo a emissora, várias testemunhas disseram por telefone que as tropas governamentais, lideradas pelo senhor da guerra e membro do Parlamento Transitório somali Barre Aden Shir, conhecido como Hirale, atacaram no domingo os milicianos radicais islâmicos da Al Shabab, grupo ligado à Al Qaeda, que controlavam a cidade.


Os combates, que causaram pelo menos três mortes e deixaram vários feridos, segundo as testemunhas, começaram no subúrbio de Makariya, e os soldados governamentais, com veículos de artilharia, ocuparam a cidade domingo à noite, após a expulsão dos milicianos da Al Shabab.


Shabelle.


A Somália vive no caos desde que o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado em 1991, e seu território está controlado por milícias islâmicas, senhores da guerra tribais e grupos de bandidos.


A Al Shabab pretende derrubar o governo transitório, liderado pelo presidente Mohammed Siad Barre, para criar um estado muçulmano radical de corte "wahhabista" no leste da África.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More