segunda-feira, 26 de julho de 2010

Uma loucura total! Paquistão, Talibã e Al Qaeda? O principal aliado dos EUA apoiando o inimigo?



Explodiu em todos os jornais do mundo notícias a respeito dos documentos vazados, sobre a guerra do Afeganistão para o Wikileaks.

A organização levou os documentos a público, com algumas acusações que deixou muitas pessoas de boca aberta.

Segundo o publicado, o Taliban no Afeganistão vem recebendo apoio do governo Paquistanês. E ainda informa que desde a administração Bush o governo Americano teria conhecimento dos fatos.

Imaginem a situação, o Taliban Paquistanês explodindo suicídas no país, e  enquanto isso o Taliban Afegão sendo financiado pelo governo paquistanês. E os EUA deixando claro que o Paquistão é um aliado essêncial, mas sabendo que na verdade estão apoiando seus inimigos.

Já viram tamanha loucura? Não ainda não viram! O pior verão agora:

Muitos dos documentos sugerem que o serviço de espionagem do Paquistão pode estar ajudando o Taleban a planejar e realizar ataques contra as forças internacionais no Afeganistão. Alguns relatórios também apontam a cooperação dos paquistaneses com a organização terrorista Al-Qaeda.

Oficiais da inteligência americana dizem que há alguns anos o Paquistão cortou o contato com os grupos taleban. O material, porém, sugere que o diretório de Interserviços de Inteligência, conhecido também como ISI, pode ter ajudado os rebeldes pelo menos no passado.

Os documentos detalham várias ocasiões de cooperação entre o general aposentado Hamid Gul, chefe do ISI no fim da década de 80, e os insurgentes afegãos que lutavam contra os americanos nas regiões montanhosas do leste do país. Segundo eles, o general auxiliava combatentes mujaheddin e tentava estabelecer contato com Gulbuddin Hekmatyar e Jalaluddin Haqqani, dois dos maiores líderes insurgentes do Afeganistão. Além dos últimos dois, Gul também fez contato direto com Mohammed Omar, atual líder do Taleban. 

O governo paquistanês negou as alegações. "Esses relatórios não refletem nada além de comentários e rumores de apenas uma fonte, que não considera os lados do Afeganistão e do Paquistão e geralmente se revelam falsos depois de melhor examinados", disse Husain Haqqani, embaixador do Paquistão nos EUA.

Todas essa acusações precisam ser esclarecidas, precisam de uma luz antes de se chegar a qualquer conclusão, por isso acompanheremos tudo sobre o caso, para sabermos o que realmente está acontecendo.

Por isso, toda notícia é bem-vinda, todo o texto sobre o assunto também. Mande-nos tudo de interessante que encontrarem acerca do fato.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More