terça-feira, 27 de julho de 2010

Hezbollah impede assinatura de acordo de segurança entre Líbano e França



Em 13 de julho de 2010, deputados da oposição libanesa (liderada pelo Hezbollah, e que inclui também o Movimento Patriótico) impediu o Parlamento de aprovar um acordo entre a França e o Líbano -para a cooperação nos domínios da segurança interna, civil e administrativa- mesmo o acordo já tendo sido efetivamente aprovado pelo governo e pelo presidente libanês, Michel Suleiman.

Durante uma sessão parlamentar para o governo assinar o acordo, uma discussão feroz estourou entre os parlamentares da oposição e as Forças do 14 de Março sobre várias cláusulas do acordo. O argumento, que durou cerca de duas horas, terminou em uma greve por membros da oposição - com o objetivo de evitar a aprovação [1].

O argumento surgiu depois que deputados da oposição rejeitaram a primeira cláusula do acordo, que apela para a cooperação franco-libanesa "na luta contra o terrorismo", porque, segundo eles, a definição da França do termo "terrorismo" era muito diferente do Líbano e da definição árabe . Os deputados da oposição exigiram que o acordo seja alterado para incluir a definição de terrorismo da Liga Árabe, definição essa assinada em 1998 pelos Estados-membros da Liga. O acordo estabelece uma distinção entre "terrorismo" e "resistência", e afirma que a luta "por todos os meios, incluindo a luta armada contra a ocupação estrangeira" não é considerado terrorismo [2].

Enfurecidos com a demanda da oposição, a 14 de Março e os deputados argumentaram que o acordo tinha sido aprovado por unanimidade em Fevereiro de 2010 por todos os ministros do governo, incluindo ministros da oposição, como Ali Al Shami, signatário e membro do Partido Amal e Ministro dos Negócios Estrangeiros ". Assim, segundo eles, era inaceitável para os deputados da oposição mudar de idéia sobre o assunto [3].

Na tentativa de pôr fim ao conflito com o Hezbollah e seus aliados, os deputados do 14 de Março afirmaram que o Líbano está efetivamente comprometido com a definição de "terrorismo" a partir do acordo da Liga Árabe, mas afirmou que isso altera o acordo de qualquer forma, sendo necessário renegociar com a França, atrasando assim a execução do projeto. [4] Eles acrescentaram que o acordo daria ao Líbano o direito de rejeitar qualquer proposta francesa que colocasse em risco a soberania libanesa, a segurança ou interesses do país, bem como o direito de anular o acordo a qualquer tempo [5].

O ministro do Interior libanês, Ziad Baroud, também tentou propor uma solução, segundo o qual o contrato seria assinado como é, mas o Líbano anexaria a ele um documento que define o "terrorismo", como no acordo da Liga Árabe.

Apesar das muitas tentativas, pro fim a aprovação do acordo foi impedida [6].

A seguir algumas declarações sobre a polêmica:

Hezbollah e seus aliados sobre a rejeição das cláusulas de anti-terrorismo

Membros dos Hezbollah afirmaram que um dos seus problemas com a definição francesa do termo "terrorismo" é que o país classifica os "movimentos" Hamas e Jihad Islâmica da Palestina como organizações terroristas, e como resultado considera muitos dos palestinos residentes no Líbano como sendo terroristas.

Durante a sessão parlamentar de 13 de julho,  Al-Moussawi do Hezbollah disse: 

"e o Líbano concordarará com a definição francesa,  na qual 100 mil palestinos no Líbano, pertencem a organizações terroristas?" [7] Em uma entrevista à TV libanesa LBC, dia após a sessão parlamentar, Al-Moussawi disse: "A discussão do acordo de segurança com a França, centrou-se na definição [do] termo" terrorismo ", tendo em conta as diferenças entre a forma como nós e os árabes [Liga acordo] definem e como defini a frança, ... Esta é uma questão central e importante, uma vez que o Líbano [abriga] 400000] refugiados palestinos, [dezenas de milhares são terroristas, segundo a definição francesa ... Assim, foi acordado que houve a necessidade de [inserir a nossa definição do termo] no corpo do acordo ... " Ele acrescentou: "... O lado libanês deve ser claro com o lado francês, porque se os franceses fossem um dia para pedir alguma coisa que pudesse prejudicar os palestinos, como parte da cooperação [especificado no acordo], poderíamos entrar em um confronto ..."[8]

Em outra ocasião, Al-Moussawi disse: "o Hezbollah se opõe [o acordo], pois não esclarece a definição de terrorismo, e despreza o consenso árabe, expressa na [Liga Árabe] que foi assinado no Cairo, cujo segundo cláusula afirma que "as instâncias de luta por todos os meios, incluindo a luta armada contra a ocupação estrangeira, não são considerados crimes'...." Ele acrescentou que o objetivo do Hezbollah na oposição do acordo é para defender o direito do povo palestino de resistir à ocupação, e para vê-lo como legítimo, e não como o terrorismo. [9]

Fonte: MEMRI

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More