terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ATENTADO NO EGITO: COMENTÁRIO DE PADRE SAMIR, ESTUDIOSO DO ISLÃ

Roma, 03 jan (RV) - O estudioso jesuíta do Islã, Pe. Samir Khalil Samir, divulgou uma nota relativa ao atentado perpetrado, no último dia 1°, contra a comunidade cristã copta, em Alexandria, no Egito.

Segundo o estudioso, observa-se no Egito, uma crescente tensão entre muçulmanos e cristãos. O país é o centro do fundamentalismo islâmico que, nos últimos anos, se tornou mais forte porque a autoridade política leiga é fraca. "Os fundamentalistas buscam explorar a atual crise econômica para enfraquecer a posição do Governo. Através de ataques terroristas buscam enfraquecer o Governo e tomar o poder de maneira definitiva" – frisa o jesuíta.

"Isso nos entristece porque a sociedade egípcia não é bem educada e considera a religião de maneira muito simples. Também isso ajuda os fundamentalistas a ganharem consenso através da inspiração de conflitos e ações contra a população cristã" – disse ainda o sacerdote.

"O objetivo é criar um clima de conflitos para a desestabilização do Governo. Os cristãos são somente um pretexto para reforçar a posição dos fundamentalistas islâmicos" – disse Pe. Samir.

O sacerdote ressalta que numerosos intelectuais, representantes do Islã, condenam os ataques contra os cristãos. "O período de preparação do Natal, celebrado no Egito segundo o calendário copta na noite de 6 e 7 deste mês, estava previsto como um período espiritual, marcado pela oração e jejum. Ao mesmo tempo, nós no Egito, estamos conscientes de que somos a Igreja dos mártires. Hoje, novamente devemos estar prontos para dar a vida para defender a fé" – ressalta na carta Pe. Samir.

O jesuíta recorda que os coptas "são uma população originária desta terra, provenientes dos antigos cidadãos do Egito e dizem de si mesmos: Somos os descendentes dos faraós. Todos são inclusive os muçulmanos, e também os políticos. Para os coptas, os muçulmanos são uma população forasteira, imigrada" – frisa o sacerdote.

"Durante anos estas populações viveram num clima de paz. As discriminações e as perseguições começaram com o nascimento do Islã radical, cerca 40 anos atrás. Isto se nota também nas discriminações da legislação. Os cristãos pedem somente igualdade social, que não é garantida pela lei islâmica" - conclui Pe. Samir. (MJ)

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More