terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ONU condena ataques a minorias religiosas em todo o mundo

Alta comissária de Direitos Humanos disse que países devem mostrar determinação no combate à violência; Navi Pillay pediu a autoridades para combater políticas que conduzem ao extremismo.




Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.


As Nações Unidas condenaram a onda recente de ataques contra minorias religiosas em várias partes do mundo.

Em nota, emitida na sexta-feira, a alta comissária de Direitos Humanos, Navi Pillay, disse que os atentados estão sendo praticados por grupos fanáticos. O comunicado citou ataques no Egito, no Iraque, no Irã, na Nigéria e no Paquistão, entre outros países.

Receio

Segundo Pillay, os governos devem tomar medidas para combater este tipo de violência e promover a tolerância religiosa.

A alta comissária da ONU citou o ataque a bomba contra uma igreja cristã em Alexandria, no Egito, que matou pelo menos 21 pessoas e deixou dezenas feridas. O atentado ocorreu durante o Ano-Novo.

Ela elogiou a reação de islâmicos egípcios que saíram em defesa de congregações cristãs no país, apesar do receio de novos ataques.

Alerta


Segundo Pillay, a violência contra igrejas, mesquitas, sinagogas e outros templos religiosos, além de indivíduos, tem que servir de alerta para todos.


Ainda em nota, ela lembrou que os ataques sectários na Nigéria contra cristãos e muçulmanos causaram centenas de mortes no ano passado.


O mesmo tem ocorrido com minorias religiosas no Paquistão. Na Malásia, 11 igrejas, uma mesquita, um templo Sikh e várias salas de oração foram atacadas em 2010.


Agendas Políticas


Para a alta comissária, os países precisam punir o ódio religioso, além de combater políticas que alimentam a discriminação e o extremismo.


Ela encerrou a nota dizendo que as autoridades precisam condenar a exploração da religião como tema de agendas políticas antes que a situação saia do controle.

Fonte: Rádio ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More