terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ban alerta para o aumento do terrorismo na Somália

Secretário-Geral pede à comunidade internacional para enviar apoio militar ao país africano; em relatório ao Conselho de Segurança, Ban afirma que a segurança continua sendo o desafio mais crítico da região.


Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*


O Secretário-Geral da ONU fez um apelo à comunidade internacional para providenciar apoio militar ao Governo Federal de Transição da Somália.


Segundo Ban Ki-moon, a ajuda é para evitar a ação de combatentes estrangeiros e saqueadores na região, que segundo analistas, estaria se transformando em um reduto terrorista.


Relatório


Em relatório, Ban afirmou que a segurança ainda é o principal desafio enfrentado pelas instituições federais da Somália.


O governo de transição na capital, Mogadíscio, está sofrendo ataques de militantes islâmicos que controlam o sul do país. Milhares de civis foram desalojados no conflito que já dura mais de 20 anos.


Alto Risco


Ban Ki-moon destaca que a presença de combatentes externos na Somália é um lembrete de que a região do Chifre de África corre um alto risco de se tornar o próximo alvo dos esforços globais contra o terrorismo.


Em dezembro, o Conselho de Segurança aprovou o aumento em 50% das forças de manutenção de paz da Missão da União Africana na Somália, que vai contar agora com 12 mil homens.


*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.


Fonte: Rádio ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More