segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Neonazistas atacam manifestantes pró-imigração em Atenas

Manifestantes de extrema direita jogaram pedras contra uma passeata pró-imigrantes em Atenas no sábado, antes de serem dispersos por explosões de gás lacrimogêneo, segundo a polícia, no mais recente sinal de tensão sobre a crescente população imigrante da capital grega.


Mais de mil membros de grupos anti-racismo, esquerdistas e imigrantes estavam realizando uma passeata no centro de Atenas para protestar contra um polêmico plano de construir uma cerca na fronteira com a Turquia para impedir a entrada de imigrantes ilegais na Grécia.


"Mais de cem membros de grupos neonazistas e cerca de 200 residentes atacaram os manifestantes de esquerda e outros com pedras. A polícia usou gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral", disse um policial.


Uma testemunha da Reuters disse que a polícia prendeu pelo menos um manifestante.


Estima-se que meio milhão de imigrantes ilegais e pessoas que pediram asilo moram no Estado do Mediterrâneo, que tem cerca de 11 milhões de habitantes. Uma parcela crescente dos imigrantes que tentam entrar na União Europeia o fazem pela Grécia.


Uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Alco para o jornal Thema mostrou neste sábado que 73 por cento dos participantes apoiam o plano da construção da cerca de 12,5 quilômetros, na fronteira com a Turquia.


A Grécia, que se tornou a principal porta de entrada de imigrantes na União Europeia, tem uma comunidade muçulmana em crescimento e as tensões entre os gregos e os imigrantes se intensificaram em algumas áreas de Atenas.


Em novembro, dezenas de ativistas de extrema direita e residentes locais atiraram ovos e provocaram centenas de imigrantes muçulmanos que se reuniam para rezar durante o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício) em uma praça central, cercados por um cordão de proteção da polícia.

Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More