segunda-feira, 2 de maio de 2011

Interpol pede que países reforcem a segurança após morte de Bin Laden

A Interpol, agência internacional de polícia, advertiu nesta segunda-feira que a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, pode levar a represálias pelo mundo e pediu que os países-membros elevem suas medidas de segurança.

"O terrorista internacional mais procurado já não existe. Mas a morte de Bin Laden não representa o fim dos afiliados à Al-Qaeda e daqueles inspirados pela Al-Qaeda, que promoveram e continuarão a promover ataques terroristas em todo o mundo", advertiu em um comunicado o secretário-geral da organização, Ronald Noble.

"Precisamos por isso permanecer unidos e focados em nossa cooperação e nossa luta em andamento, não apenas contra essa ameaça global, mas também contra o terrorismo promovido por qualquer grupo em qualquer lugar", afirmou Noble.

A Interpol é uma central de informações internacional que auxilia na cooperação de polícias de diferentes países e tem 188 países-membros.

Segundo Noble, a organização está "em alerta total por atos de retaliação se a Al-Qaeda tentar provar que ainda existe".

Segurança intensificada

Vários países também anunciaram medidas para intensificar a segurança após a notícia da morte de Bin Laden.

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, que está no Cairo, no Egito, disse à BBC ter ordenado uma revisão dos sistemas de segurança das embaixadas do país em todo o mundo, por temor de represálias da Al-Qaeda.

"Poder haver partes da Al-Qaeda que tentarão mostrar nas próximas semanas que ainda estão ativas, como de fato algumas estão", afirmou.

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou que a morte de Bin Laden é extremamente simbólica, mas advertiu que há outras pessoas prontas a assumir o lugar de Bin Laden.

"A estrutura da Al-Qaeda permanece no lugar e há um número dois e um número três. Já vimos isso no Afeganistão, quando uma rede é desmantelada e logo aparece uma reposição", disse.

"Há grupos descentralizados, que dizem ter ligações com a Al-Qaeda, mas que têm certa autonomia e que continuarão seu trabalho. A ameaça do terror não desapareceu, então precisamos permanecer completamente vigilantes", afirmou ele à rádio Europe 1.

'Alívio'

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está "aliviada" com a morte de Bin Laden, mas advertiu que o terrorismo internacional ainda não foi derrotado.

Segundo ela, "as forças da paz" tiveram sucesso na operação da noite de domingo, mas todos devem se manter vigilantes.

O Japão, outro aliado americano, também anunciou o aumento das medidas de segurança nas bases de suas Forças de Autodefesa por temor de ataques de represália.

O ministro japonês das Relações Exteriores, Takeaki Matsumoto, disse que a morte de Bin Laden é "um progresso significativo das medidas de antiterrorismo", mas advertiu que "isso não é o fim da história".

"É preciso manter o olhar atento sobre as atividades da Al-Qaeda, com a comunidade internacional cooperando de maneira próxima e lidando com a questão com firmeza", disse ele. BBC Brasil

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   

A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

1 comentários:

Por meio do terrorismo se chega mais rápido ao governo mundial do Anticristo.
Antes era a guerra fria, depois a ecologia. O terrorismo é o terceiro motivo que a revolução encontra para justificar o governo mundial.

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More