quinta-feira, 19 de maio de 2011

Al Qaeda cria orgão de propaganda para recuperar a Espanha


A Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM em inglês) acaba de publicar um comunicado em fóruns jihadistas anunciando a criação do Instituto de Produções Midiáticas Al-Andalus, orgão de propaganda jihatista que nasce com o principal objetivo de "restaurar a terra islâmica usurpada", na Espanha.

Por Yolanda Alba - Infomedio
Tradução De Olho na Jihad

Este centro - explica a organização terrorista em comunicado ao qual tivemos acesso - é reponsável por difundir e elaborar as ações terroristas da Al Qaeda, unificando a estratégia de comunicação do grupo, da mesma forma que faz sua matriz (AQIM) desde 2001, que conta com seu próprio braço midiático, o As-Sahab.

A importância que a AQIM atribui a recuperação dos territórios de Al-Andalus está explícito  no nome de seu novo orgão midiático. 

Porque Al-Andalus? 

"Paraíso muçulmano perdido, reino de oito séculos, quando os muçulmanos estabeleceram a religião e portaram a bandeira da Jihad", explica a organização terrorista. Que prosseguem: " A Jihad é uma obrigação da nação islâmica, desde a queda da primeira cidade de Al-Andalus há seis séculos, desde que Granada caiu". Não é desde a ocupação da palestinas pelos judeus, ou da ocupação do Iraque, Afeganistão e Somália pelos cruzados, e sim desde a queda de Al-Andalus". No documento, a AQIM aproveita para lembrar os muçulmanos em geral- e em particular o povo do Marrocos cujo a história está estritamente ligada ao Al-Andalus - a hipótese da Jihad e como cada muçulmano deve lutar por Allah até que seja restaurado cada pedaço de terra islâmica usurpado.

A criação do Instituto terá impacto imediato sobre a ameaça terrorista que paira sobre a Espanha. O professor Manuel R. Torres (especialista em terrorismo islâmico da Universidade Pablo de Olavide e autor do libro "O eco do Terror") garante que é "um impulso na estratégia comunicativa da AQIM, que até então era menos desenvolvida que sua capacidade logistica e operacional".

O novo insituto com a inclusão de Al-Andalus em seu nome da-nos uma idéia do simbolismo que tem a Espanha para o jihadismo, e mutiplicará os comunicados sobre os interesses espanhóis. É perfeitamente possíve, por exemplo, que comecem a aparecer vídeos da Al Qaeda instigando atentados contra a Espanha. A declaração também mostra o logotipo do novo braço da AQIM, que passa a servir como um certificado para todas as comunicações do grupo terrorista. 

Diante de notícias deste calibre, deixem-me hoje, não quero opinar. Julguem vocês mesmos.

Saibam mais:


Al-Andalus (em árabe: الأندلس, al-ʼAndalus; alåndɑlʋs) foi o nome dado à península Ibérica pelos seus conquistadores islâmicos do século VIII, tendo o nome sido utilizado para se referir à península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas.

De início integrado na província norte-africana do império omíada, o Al-Andalus seria um emirado (756–929) e posteriormente um califado independente do poder abássida (929–1031). Com a dissolução do califado em 1031, o território pulverizou-se em vários reinos Taifa e foi retomado posteriormente pelos reis Cristãos.

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More