segunda-feira, 18 de julho de 2011

China: Quatro mortos num ataque a posto da polícia na província chinesa de Xinjiang


O ataque ao posto da polícia ocorreu na cidade de Hotan e entre os quatro mortos está pelo menos um agente das forças de segurança. O incidente ocorreu depois de um grupo de manifestantes ter atacado a esquadra da polícia e feito vários reféns, segundo a Xinhua. Dois reféns morreram e seis foram libertados, segundo a televisão estatal chinesa, citada pela Reuters.

Xinjiang é uma província sobretudo habitada por uigures (povo de origem turcomena que habita principalmente a Ásia Central) que têm contestado o maior controlo das autoridades e a pressão exercida pelo aumento da migração han, população maioritária na China, para aquela região. Foi ali que, em 2009, se verificaram violentos confrontos entre a minoria muçulmana uigur, a população han e as autoridades chinesas, dos quais resultaram pelo menos 200 mortos.

Segundo responsáveis do congresso mundial uigur, citados pela AFP, os incidentes ocorreram depois de a polícia ter recusado a realização de uma manifestação pacífica por parte dos uigures. “A polícia abriu fogo, treze pessoas foram detidas pela polícia e uma ficou gravemente ferida”, disse à agência francesa, por telefone, o porta-voz da organização, Dilxat Raxit.

Entre o grupo de uigures que procurava manifestar-se estavam mulheres e crianças. Raxit apelou às autoridades chinesas para que “respeitem as reivindicações políticas dos uigures” e referiu nomeadamente as restrições às manifestações religiosas na cidade de Hotan.

A Amnistia Internacional tem denunciado a repressão de que são vítimas os uigures, nomeadamente as detenções de centenas de pessoas após os confrontos de 2009, que segundo os órgãos de informação oficiais resultaram na condenação à morte e execução de mais de 25 pessoas.


Fonte: Público PT


Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More