quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Após cobertura internacional site Irannazi sofre "maquiagem"

Hendelman Liora Baavur *
 
Em 18 de novembro de 2010 o site de notícias iraniana Tabnak expos o fórum nazista persa, que opera sob o domínio virtual atribuído à República Islâmica (irannazi.ir). O conteúdo do fórum, que defendia a ideologia Nazista de Adolf Hitler, gerou enorme interesse na mídia local e internacional. A mídia estava especialmente preocupada com o envolvimento do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica, que é responsável pelo registro e aprovação dos sites que operam sob domínio do Irã ( França 24 , 18 de novembro de 2010; gooya , 18 de novembro de 2010; RFERL , 22 de novembro de 2010; Reuters , 22 de novembro de 2010, The National novembro, 24, 2010).

Três dias depois, em 21 de novembro, o site de notícias Rooz publicou que "Mohammad Ali Ramin, o vice-ministro da Cultura e Orientação Islâmica, responsável dos meios de comunicação desde novembro de 2009, concedeu autorização de funcionamento ao nazi-fórum (irannazi.ir ). De acordo com Mohammad Reza Yazdanpanah, repórter do Rooz, Ramin também preside a "Fundação Mundial do Holocausto no Irã" e "é o líder oficial da assessoria, de Mahmoud Ahmadinejad, sobre questões relacionadas com a negação do Holocausto".
Considerando que, no passado, sites semelhantes foram filtrados e removidos da rede global do Irã, durante o último ano, parece que a República Islâmica não agiu com o mesmo nível de vigilância contra manifestações racistas de iranianos ultranacionalista em seu domínio virtual. Muitos iranianos pró-nazistas estão defendendo uma ideologia da supremacia racial em comunidades virtuais, que denigre árabe-muçulmanos e muçulmanos de outros grupos étnicos não-arianos, uma posição que se coloca em oposição diametral ao legado pan-islâmico do aiatolá Khomeini e à Revolução Islâmica. Além disso, alguns desses grupos apoiaram abertamente a criação de um Estado secular iraniano com base no socialismo que irá excluir as leis islâmicas. 

Após a extensa cobertura da web sobre o irannazi.ir , houve um bloqueio temporário no Irã , os administradores então, maquiaram os títulos das páginas. Entre os dias 18 e 25, o banner do fórum (exibido à direita), foi modificado pelo menos três vezes. O título original, "Associação do nazismo do Irã", foi alterado para a "Associação para o Estudo da Segunda Guerra Mundial e do Terceiro Reich" e, em seguida, mudou novamente para o "Fórum da II Guerra Mundial e do Terceiro Reich". 

O retrato de Hitler e da bandeira do partido nazista também foram removidos do banner do fórum e substituídos por imagens de militares da Segunda Guerra Mundial. O fundo vermelho da bandeira foi substituída por um cabeçalho marrom. Apesar dessas mudanças na aparência do site , o conteúdo do fórum permaneceu o mesmo.

Desde o seu lançamento em meados de agosto de 2010, muitos membros do irannazi.ir adotaram pseudônimos virtuais afiliados com instituições do Terceiro Reich, como a Gestapo e da Wehrmacht, ou ainda o nome de figuras proeminentes da liderança nazista, tais como Himmler, Goering e Goebbels. A lista de membros do fórum, tem também apelidos de personalidades políticas controversas, como Mussolini, Stalin, Bismarck e Ahmadinejad.

Além de pseudónimos virtuais, em seus perfis pessoais, os membros também empregaram imagens da liderança nazista e símbolos do partido nazista, como a águia nazista que carrega uma suástica circulada por uma coroa de louros e com tons predominantes de preto, vermelho e branco.  O volume de atividade on-line dos membros do fórum (ou grupos de usuários) também foi caracterizado pela utilização de uma fileira organizacional associada à hierarquia política que prevaleceu no German National Socialist Workers Party.

Com a exposição da mídia,  aumentou dramaticamente o interesse do público global no site irannazi.ir. Em 23 de novembro, apenas cinco dias depois Tabnak 's publicar o relatório inicial, os usuários registrados no site aumentaram de 293 para 920, um salto de 65 por cento nos registros. Como a maioria de seus membros foram recentemente registados a maioria deles eram inativos até o fechamento do site no dia 27-28, e cerca da metade das postagens do fórum 2.600 pertenciam aos quatro membros mais ativos, incluindo o administrador, identificado como Babak e pelo pseudônimo Germanizer.  Segundo a empresa de informação de internet, Alexa, cerca de 80 por cento dos visitantes do fórum estavam localizados no Irã ,e o restante eram principalmente da Inglaterra, Alemanha e dos EUA ( Alexa , 23 de novembro de 2010). A pesquisa ainda revelou que a maioria dos usuários são homens entre 22 e 27 anos de idade.

É importante notar que o fórum irannazi.ir é apenas um dos diversos sites que operam no domínio virtual da República Islâmica.  A operação neste domínio específico, não indica necessariamente que as autoridades estão por trás deste site ou aprovam o seu conteúdo. Este fórum não é um exemplo representativo do crescimento diversificado e da aplicação da internet no Irã hoje. Desde 2000, o número de usuários de internet na República Islâmica aumentou de 250.000 para 33.200 milhões. Além disso, o papel da Internet durante as manifestações do Irã pós-eleições, em Junho de 2009 foi um poderoso lembrete do impacto multi-dimensional da teia global na República Islâmica.
 
No entanto, se a República Islâmica está tolerando a atividade de fóruns pró-nazistas em seu domínio virtual, enquanto sistematicamente filtram e censuram políticos da oposição e dissidentes, isso poderia indicar uma legitimação da propagação e desenvolvimento de conceitos não-islâmicos ultra-nacionalista no País. Finalmente, embora as manifestações de ciber-ódio mereçam uma análise crítica,  a ampla publicidade de tais sites, infelizmente, aumenta sua popularidade e gera mais interesse neles, nacionamente e internacionalmente

Liora Hendelman-Baavur (PHD) é pesquisador do Centro de Estudos Iraniano, e leciona no Departamento de História do Oriente Médio e Africana, na Universidade de Tel Aviv.

Tel Aviv University, Ramat-Aviv 61390, Tel Aviv P.O.B. 39040, Israel
 



0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More