terça-feira, 14 de dezembro de 2010

'Nunca reconheceremos Israel', diz líder do Hamas Ismail Haniyeh

O Hamas poderia considerar um "cessar-fogo" com Israel, mas nunca reconhecer o Estado judaico, afirmou hoje o líder do grupo Ismail Haniyeh. A declaração é dada no 23º aniversário da fundação do grupo militante palestino, data comemorada por milhares de pessoas na Faixa de Gaza.

Haniyeh citou a guerra entre Israel e o Hamas e o cerco israelense na Faixa de Gaza, além de "planos internos e externos" do rival, para justificar sua postura de que o Hamas "nunca reconhecerá Israel". "Nosso fundador, xeque [Ahmad] Yassin disse: ''Liberem o que vocês puderem da Cisjordânia, da Faixa de Gaza e de Jerusalém, e onde não puder ser liberado, declarem um cessar-fogo", afirmou ele. Yassin era o líder espiritual do grupo e foi assassinado por Israel em 2004.

As fortes declarações contrastaram com as dadas em 1º de dezembro, quando Haniyeh sugeriu que o Hamas poderia aceitar um acordo negociado, caso a população palestina e os que vivem na diáspora votem a favor. O Hamas "irá respeitar os resultados do referendo mesmo se eles estiverem em conflito com posições do Hamas", afirmou então ele, em diálogo com líderes estrangeiros. "Nós aceitamos um Estado palestino com total soberania sobre a terra ocupada em 1967, com Jerusalém como capital e uma solução para a questão dos refugiados."

Hoje, porém, o clima era bem menos conciliatório. Antes da festa, Sami Abu Zuhri, um porta-voz do Hamas, disse que a intenção era mostrar como o grupo era popular entre a população da Faixa de Gaza. Atualmente, o grupo controla sozinho a região.

O nome Hamas é um acrônimo de Movimento Islâmico de Resistência. O grupo foi fundado em 14 de dezembro de 1987, no início da primeira Intifada (levante palestino, ocorrido entre 1987-1993). O grupo ficou associado a atentados suicidas contra Israel nos anos 1990 e durante a Segunda Intifada (2000-2005). As informações são da Dow Jones.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More