sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aumentam os episódios de intolerância religiosa na Indonésia

Aumentam os episódios de intolerância religiosa na Indonésia. Segundo os dados de uma pesquisa realizada por um grupo de tutela dos direitos humanos – divulgados pela agência missionária de notícias AsiaNews – 50% dos entrevistados declararam sua total oposição à construção, na área onde moram, de templos religiosos de credos diversos do que professam: um problema muito sentido, atualmente, no país.

O distrito mais intolerante é o de Bekasi, onde "74% dos entrevistados declararam rejeitar toda e qualquer igreja cristã". Nos meses passados, nessa área, grupos extremistas islâmicos se opuseram, até mesmo com a violência, à construção de uma igreja do grupo cristão protestante "Batak".

Os islâmicos acusam os cristãos de "fazerem proselitismo" entre os muçulmanos. Também um recente relatório do "International Crisis Group", adverte o governo de Cartum sobre a crescente intolerância dos grupos islâmicos contra os cristãos, na área chamada "Grande Jacarta", sublinhando que "o fenômeno corre o risco de provocar a desintegração do tecido social e a pacífica convivência que existe há décadas".

Para fazer frente a essa espiral de violência, a Comissão Inter-religiosa da Conferência Episcopal da Indonésia, está tentando intensificar o diálogo com as principais organizações islâmicas moderadas, sem excluir os grupos islâmicos mais radicais, como o "Islamic Defender Front".

A proposta suscitou o ceticismo em muitos grupos católicos, mas segundo a Conferência Episcopal, se iniciam a perceber os primeiros sinais de um diálogo aberto e de uma atmosfera de compreensão recíproca. (AF)

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More