domingo, 20 de março de 2011

Mudança favorece Islão no Egipto

A Irmandade Muçulmana surge como o principal beneficiário das mudanças introduzidas na Constituição, que serão referendadas sábado.

Na primeira votação livre em décadas no Egipto, será a formação histórica do islão neste país a sair favorecida, escreve o Financial Times (FT).

"Alguns analistas e figuras políticas referem que o Conselho Militar Supremo [entidade que gere o período de transição] decidiu que uma aliança com as forças conservadoras representa a melhor opção para o futuro do que a oferecida pelos partidos seculares recentemente formados", lê-se no FT.

Isto, porque aqueles grupos "são vistos pelos militares como factores de uma indesejada e radical transição para a democracia". Assim, os militares e a Irmandade apelam ao "sim" no referendo, o que "significa eleições em Setembro, contra o parecer de outros grupos políticos, que desejavam uma transição mais prolongada. Isto deixa apenas o que resta do Partido Nacional Democrata [do ex-presidente Mubarak] e os islamitas em condições de dominaram o próximo Parlamento".

Outro sinal de "favorecimento do islão encontra-se num dos artigos a referendar, em que se prevê a constituição de uma comissão de cem membros para elaborar uma nova Constituição. Isto significa, argumentam os críticos laicos e a oposição secular, que o futuro sistema político do Egipto vai ficar nas mãos da Irmandade" e do antido partido presidencial, que "manteve o seu aparelho praticamente intacto", conclui o jornal britânico.

Fonte: DN Globo

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   

A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More