quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Al-Qaeda no Iêmen é a maior ameaça aos EUA, diz CIA

WASHINGTON - A agência de inteligência americana (CIA, sigla em inglês) afirma que o braço da Al-Qaeda no Iêmen é a principal ameaça à segurança dos EUA, acima da facção do Paquistão, onde, acredita-se, pode estar o líder da organização, Osama bin Laden, afirma nesta terça-feira, 25, o jornal Washington Post.

Fontes oficiais confirmaram ao jornal que, pela primeira vez desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, analistas da CIA assinalaram a Al-Qaeda no Iêmen como a ameaça "mais urgente" para os EUA.


A CIA detectou um aumento das operações da filial iemenita da Al-Qaeda, que levou altos funcionários do governo a estudarem possíveis operações na região, incluindo uma proposta para realizar voos com aviões não tripulados em apoio a uma eventual campanha clandestina do exército dos EUA, indicaram. "Estamos tentando aproveitar toda a capacidade que temos", afirmou um alto funcionário do governo do presidente Barack Obama.


O jornal lembra que a CIA realizou uma operação em 2002 no Iêmen, causando a morte de vários militantes da Al-Qaeda, mas, segundo membros da própria agência, a CIA não teve capacidade para operar na península por vários anos.


Os funcionários, que falaram em condição de anonimato, assinalaram que os analistas continuam vigiando os movimentos da Al-Qaeda e seus filiados em zonas tribais do Paquistão, considerados "inimigos supremos" dos EUA.


Segundo os funcionários, as últimas ações contra o grupo terrorista no Paquistão causaram numerosas baixas na Al-Qaeda, e por isso os guerrilheiros do Iêmen ressurgiram como maior ameaça potencial.


Em um destes ataques, morreu em maio Mustafa Abu al-Yazid, que foi interceptado por um avião não-tripulado americano em solo paquistanês e que, além de ser o chefe de operações financeiras, era considerado o "número três" da organização.


As autoridades americanas reiteraram que não descansarão até que consigam prender Bin Laden e outros responsáveis da rede terrorista, que, acredita-se, estão escondidos em algum ponto das montanhas do Paquistão.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More