sexta-feira, 6 de agosto de 2010

FBI indicia 14 por ligação com o Al-Shabab nos Estados Unidos

O FBI indiciou 14 pessoas suspeitas de ajudar e financiar a organização Islâmica al-Shabab da Somália. Os acusados seriam de Minnesota, Alabama e Califórnia.


Ao anunciar a acusação, o procurador geral Erich H. Holder Jr, afirmou que as acusações refletem uma tendência preocupante do Al-Shabab, o grupo que tem ligações com a Al Qaeda de Osama Bin Laden, tem apelado para cidadãos Somalis que residem nos EUA, a aderirem à batalha contra o governo do país apoiado pelos EUA.


Holder disse que não havia nenhuma evidência direta que o Al-Shabab esteja ameaçando os Estados Unidos, apesar de que o ataque terrorista do grupo no mês passado em Uganda "deixou-nos em alerta". O grupo terrorista Somáli reivindicou a responsabilidade pelo ataque, no qual pelo menos 74 civis foram mortos em atentados coordenados na capital Kampla, onde multidões estavam assistindo a final da Copa do Mundo. Entre as vítimas estava um trabalhador humanitário americano de Delaware.


Os 14 indiciados, foram acusados de fornecerem dinheiro, pessoal e serviços ao al-Shabab.


Entre os acusados estão Omar Shafik Hammami, 26 , um ex-residente de Daphne, Alabama, e Serwan Jehad Mostafa, 28, um ex-morador de San Diego. Ambos cidadãos americanos que acredita-se que estejam na Somália.


Em uma coletiva de imprensa, Holder disse que Hammami "assumiu um papel operacional" no al-Shabab e fez vídeos de recrutamento que têm despertado a preocupação do FBI e da comunidade Somali nos Estados Unidos.


"O al-Shabab tem se esforçado para recrutar jovens americanos para a organização", disse um funcionário americano.

Fonte: Washington Post

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More