quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PM se prepara para combater terrorismo na Copa de 2014

A Polícia Militar de São Paulo, que pretende capacitar 70 homens por ano para atuar na Copa do Mundo de 2014, se prepara para combater possíveis atos terroristas durante o evento. Na manhã desta terça-feira, a entidade simulou um atentado no Pacaembu para treinar.

Uma bomba instalada dentro de um dos banheiros químicos do estádio foi detectada com a ajuda de um cão farejador. Neste momento, policiais desceram de rapel até as tribunas do Pacaembu e retiraram rapidamente três figurantes que fizeram as vezes de autoridades.

Em seguida, já com a área isolada, um robô controlado pelos oficiais transportou o artefato explosivo até uma barraca. Trajado com uma proteção especial, um dos policiais encheu a pequena tenda com espuma e a bomba foi detonada em segurança.

O treinamento realizado no Estádio do Pacaembu integra o Curso de Especialização de Segurança em Praças Desportivas ministrado pelo 2 Batalhão de Policiamento de Choque desde o dia 9 de agosto com 32 oficiais, 18 de São Paulo e 14 de outros estados brasileiros.

"Temos que considerar os valores e problemas das pessoas que visitam o nosso país durante a Copa do Mundo. São peculiaridades que não podemos desconsiderar. Estamos nos preparando para fazer frente às ações desses grupos mais radicais", disse o major Leandro Pavani Agostini, um dos instrutores do Curso de Especialização.

A Polícia Militar envia representantes aos Mundiais desde 2002, ano do pentacampeonato conquistado pela seleção brasileira. Na Coreia do Sul e no Japão, o capitão Luiz Renato Fiori, do Comando de Operações Especiais, observou a preocupação dos asiáticos após o 11 de setembro de 2001.


"Apesar de o Brasil ser um país tranquilo, não é impossível de acontecer. A melhor maneira é prevenir o terrorismo e não deixar que os suspeitos nem entrem no país. É necessário informação conjunta e cooperação entre os países. Em 2002, verificamos o cuidado da Coreia e do Japão e tentamos trazer algo para o Brasil", explicou.

Na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, o confronto entre Inglaterra e Estados Unidos, pelo Grupo C, causou preocupação por possíveis atos terroristas. No entanto, a partida transcorreu normalmente no Estádio Royal Bafokeng e terminou empatada por 1 a 1.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More