quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hamas adverte que diálogo direto com Israel busca liquidar causa palestina

Damasco, 24 ago (EFE).- O líder máximo do Hamas, Khaled Meshaal, exilado em Damasco, advertiu nesta terça-feira que as negociações diretas entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), que qualificou de "ilegítimas", têm como objetivo liquidar a causa dos palestinos.

"As conversas diretas são produto da coerção, de um pedido americano. As negociações nunca terão solução. Mesmo que tenham sucesso, elas liquidarão a causa palestina", disse Meshaal aos jornalistas.

Na semana passada, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que israelenses e palestinos iniciariam em 2 de setembro, em Washington, negociações diretas de paz com mediação da Casa Branca.

A ANP aceitou entrar no processo direto de diálogo após semanas de intensas pressões e três meses de conversas indiretas que não parecem ter obtido resultado algum.

Além disso, Meshaal pediu ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, e ao rei Abdullah II da Jordânia, que confirmaram sua presença na reunião do próximo dia 2, para que não participem dessa conferência de paz, já que a única coisa que conseguirão será "uma catástrofe" para todos.

O secretário-geral do escritório político do grupo islâmico fez, além disso, um pedido para consolidar a unidade palestina e impor a resistência.

Meshaal acrescentou que os negociadores da ANP não estão autorizados a representar todos palestinos nessas conversas diretas.

O processo de paz permanece estagnado desde dezembro de 2008, após uma operação militar israelense contra a Faixa de Gaza, na qual morreram 1,4 mil palestinos, em sua maioria civis.

O início de conversas diretas foi anunciado após sete rodadas de diálogo indireto iniciado em 9 de maio passado, com a mediação do enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell.

Fonte: EPA

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More