terça-feira, 3 de agosto de 2010

Seis camicases talibãs atacam base da Otan em Kandahar


KANDAHAR, Afeganistão — Seis camicases talibãs atacaram nesta terça-feira a base militar da Otan em Kandahar, uma das duas mais importantes do Afeganistão, ferindo um soldado e dois civis, informaram as autoridades locais e a Otan.

"Seis camicases usando coletes com explosivos se aproximaram da base militar de Kandahar em um trator", declarou o general Gordon Moulds, comandante da base.

Segundo o militar, o trator atolou na lama, obrigando os talibãs a detonar os explosivos antes de se aproximarem da base militar a pé.

"Eles dispararam dois foguetes no aeroporto" da base, destacou.

Segundo Zalmai Ayobi, porta-voz do governo de Kandahar, dois camicases acionaram os explosivos que transportavam perto de uma entrada da base para permitir que outros quatro insurgentes invadissem o lugar.

Todos os talibãs foram mortos durante o confronto.

Dois civis e um soldado da Otan ficaram feridos pelos disparos de foguete que antecederam a investida dos camicases, segundo Ayobi e o general Moulds.

O comando da Otan em Cabul considerou, por sua vez, que este foi um "ataque frustrado", já que os assaltantes não conseguiram penetrar no interior da base.

Um porta-voz regular dos talibãs, Yousuf Ahmadi, reivindicou o ataque numa ligação à AFP.

Helicópteros voavam em baixa altitude acima da base e a entrada principal do acampamento foi fechada.

A base militar tem um imenso aeroporto militar. Mais de 20 mil pessoas, civis e militares, vivem lá. Está localizada na periferia de Kandahar, a terceira maior cidade do país e berço do movimento talibã, onde as forças internacionais lançaram uma grande operação.

Em 4 junho passado, a base foi alvo de disparos de foguetes que deixaram várias pessoas com ferimentos leves.

Os talibãs igualmente dispararam foguetes contra a base no dia 22 de maio. Vários militares da Otan e trabalhadores civis ficaram feridos.

O movimento talibã prometeu em maio lançar uma série de operações de "jihad" -- ataques, atentados e assassinatos - visando às forças da Otan e os estrangeiros presentes no país.

Ao mesmo tempo em que o presidente afegão, Hamid Karzai, tenta iniciar um diálogo com os insurgentes, o Conselho de Segurança da ONU quer retirar dez nomes talibãs e 35 membros e entidades ligadas à rede Al-Qaeda da "lista negra" dos terroristas.

A lista foi estabelecida em virtude da resolução 1267 da ONU adotada em 1999. As pessoas que estão nela são sujeitas ao congelamento de direitos, proibições de viagem e embargo de armas.

Os 15 membros do Conselho de Segurança devem aprovar cada pedido de exclusão da lista por unanimidade para que a decisão seja efetiva.

Fonte: AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More