quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Um marco para os extremistas: O Web Fórum Ansar al-Mujahideen"


A edição de fevereiro do "Sentinel Journal" publicado pelo Antiterrorism Center, apresenta um novo artigo escrito por Evan Kohlmann sobre o "Web Fórum Ansar al-Mujahideen" e o problema dos jihadistas que falam Inglês na internet.

 
De acordo com o artigo, "durante a última década, uma revolução virtual tem ocorrido tranqüilamente no mundo do terrorismo internacional". As atividades dos grupos jihadistas foram monitoradas rigorosamente pela policia e agências de inteligência. Como resultado, a estratégia levada à frente pela "juventude cyber-savvy" empregou jovens como Younis Tsouli , morador de Londres conhecido como "Irhaby 007", e descobriu-se que os terroristas se tornaram ativos na internet, empregando fóruns jihadistas, e fazendo presença nas redes sociais, como uma nova base da propaganda extremistas. Usando a internet para comunicações e até recrutamento.

 
No entanto, só anos mais tarde que os governos reconheceram o grau de liderança que a Al-Qaeda exerce na internet, assim como a sua presença em fóruns e redes sociais, e também seu grande interesse em usa-los para expandir seu poder na web.

 
No início o monitoramento e controle eram direcionados a sites de língua árabe, com claras ligações com al-Qaeda, no entanto, os recentes acontecimentos têm forçado uma reavaliação dos procedimentos relativamente limitados... É cada vez mais constante a existência de fóruns e redes sociais extremistas gerenciados por ativistas - muitos deles oferecendo chat em inglês e mais quatro línguas - que parece exercer um papel fundamental na doutrinação e radicalização dos aspirantes a terroristas. Esta é uma mudança significativa que ainda não foi totalmente compreendida, uma vez que pode anunciar uma nova geração de extremistas, ocidentalizados e falando inglês.


0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More