quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Explode conflitos em Mogadíscio hoje pela manhã

Mogadíscio - Os combates violentos foram registados hoje (quarta-feira) de manhã em Mogadíscio, no terceiro dia consecutivo, entre insurgentes islamitas shebab e as forças governamentais apoiadas pelas tropas da União Africana (Amisom), causando pelo menos seis novos civis mortos.

Pelo menos 35 civis, na maior parte atingidos por tiros de morteiro, morreram nestas confrontações desde segunda-feira à tarde, início de uma forte ofensiva dos shebab que se afirmam da Al-Qaïda, contra o governo somalí de transição (TFG) e da Amisom.

Além disso, 30 pessoas, das quais seis deputados, foram mortas terça-feira num atentado-suicida dos shebab contra um hotel de Mogadíscio, situado em plena zona governamental e que acolhe muitos deputados e oficiais.

Quarta-feira, as confrontações começaram à madrugada em várias linhas de frente da capital, enquanto que trocas de tiros de artilharia entre os beligerantes duraram toda a noite, constatou o correspondente da AFP.

Hoje (quarta-feira), os beligerantes afirmavam ter derrotado o campo adverso, mas estas afirmações não foram verificadas de fonte independente.

"Os combates retomaram com intensidade esta manhã e as forças do governo avançaram para além das posições inimigas, eles (insurgentes shebab) perderam muitos combatentes", afirmou à AFP o coronel Mohamed Adan, um oficial superior das tropas governamentais.

 
"Os nossos moujahidines passaram ao ataque esta manhã por volta das 5H30 e penetraram em várias posições defensivas do governo e dos invasores cristãos que os apoiam", afirmou por seu lado um porta-voz militar dos shebab, Sheikh Abdiaziz Abu-Muscab.

 
Os shebab estão no centro-sul da Somália. O TFG controla apenas alguns bairros de Mogadíscio, com o apoio de 6.000 soldados ugandeses e burundeses da Amisom, espalhados em zonas estratégicas como o aeroporto, o porto, a presidência e várias encruzilhadas importantes.

Fonte: Angola Press

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More