quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Combatendo a Falácia no Fotojornalismo

As cenas abaixo foram fotografadas por Ruben Salvadori numa região com predominância palestina, o bairro Silwan, localizado na Cidade Velha de Jerusalém. Quanto à realidade do fotojornalismo, Ruben declara: "Cada vez mais desiludido com o fotojornalismo, tudo sobre drama, mesmo quando não há nada realmente dramático acontecendo".

"Modelando em Silwan"




Mas agora, além de fotojornalistas correndo contra o tempo para captar a melhor imagem para os noticiários, observe o que realmente há por trás de todo esse drama:


A janela de um carro carregando a bandeira de Israel é quebrada por uma pedra lançada.
Equipe médica auxiliando a mulher que, seguindo seu navegador GPS, acabou
percorrendo o bairro árabe de Silwan.


Muitos dizem que as imagens falam mais do que mil palavras. Então é hora de prestarmos mais atenção, não só no que vemos, mas no que o fotógrafo quer nos dizer - às vezes são mensagens sutis e carregadas de falaciosidade.

Por Jônatha Bittencourt - Editor de CessarFogo.com e De Olho na Jihad


Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter e aqui para curtir no Facebook 
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.  

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More