quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Irmandade Muçulmana condena aspirações turcas de liderar política do Oriente Médio

CAIRO - A Irmandade Muçulmana, grupo islâmico mais importante do Egito, alertou nesta quarta-feira o primeiro-ministro turco Tayyip Erdogan sobre as tentativas de Ancara de se tornar a liderança dominante do Oriente Médio.

- Nós damos boas-vindas à Turquia e a Erdogan. Reconhecemos que ele é um líder importante, mas não achamos que ele ou seu país devem liderar sozinhos toda a região (Oriente Médio) - disse Essam el-Erian, membro do partido da Irmandade Muçulmana, o Liberdade e Justiça.

Depois de fazer um enorme apelo pela democracia no mundo árabe, Erdogan foi recebido em uma recepção reservada por lideranças da Irmandade, cujos membros mais antigos rejeitam a imagem do premier turco, adorado por vários jovens egípcios. Os comentários da Irmandade, no entanto, foram uma surpresa no meio da recepção arrebatadora que o turco vem recebendo desde que começou uma turnê por três países do Oriente Médio.

- Democracia e liberdade são direitos básicos, como pão e água, meus irmãos - disse Erdogan durante um encontro no Cairo, nesta terça-feira.

O partido de Erdogan, com raízes islâmicas e muito sucesso nas urnas, se tornou um modelo a ser perseguido pela Irmandade Muçulmana e outras legendas egípcias que se preparam para a primeira eleição livre desde que o regime de 30 anos de Hosni Mubarak foi derrubado em fevereiro. Grupos políticos temem, no entanto, que líderes estrangeiros tentem se aproveitar dos feitos da revolução no Egito. Autoridades turcas garantem que o objetivo não é ditar regras, mas apenas oferecer ajuda aos egípcios.

- Estados árabes não precisam de projetos externos. A transição tem que ser feita pelos novos sistemas internos que foram construídos nos países árabes após a revolução. E serão sistemas democráticos - afirmou Erian, que chegou a ser preso durante o regime de Mubarak.

Erian, no entanto, não retira o mérito de Erdogan na Turquia. Além de vitórias nas urnas e eleições livres, o premier conseguiu fortalecer a economia turca e frequentemente apoia as causas árabes.

- Erdogan investiu com êxito na causa central do mundo árabe e muçulmano que é a causa palestina - disse o líder da Irmandade.

Erdogan ganhou muitos elogios dos árabes por manter uma política linha dura com Israel, principalmente nos últimos tempos, quando expulsou o embaixador de Israel da Turquia em retaliação à resistência de Tel Aviv de se desculpar pela morte de nove ativistas turcos, no ano passado. Nesta terça-feira, o premier fez um pedido à ONU para que não bloqueasse o reconhecimento do Estado palestino.

- A mensagem de libertado ecoada da Praça Tahrir se tornou uma luz de esperança para todos os povos oprimidos em Trípoli, Damasco e Sanaa - disse Erdogan em meio a aplausos. Fonte

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter e aqui para curtir no Facebook 
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.  

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More