segunda-feira, 13 de junho de 2011

Explosão de bomba fere 11 pessoas após eleições na Turquia

Ancara, 13 jun (EFE).- A explosão de uma bomba deixou 11 pessoas feridas na província turca de Sirnak, que faz fronteira com o Iraque, durante uma festa realizada após as eleições gerais realizadas no domingo na Turquia, informa nesta segunda-feira a agência de notícias oficial "Anadolu".
 
A bomba explodiu neste domingo à noite durante uma festa na praça principal da cidade de Sirnak, capital da província homônima, tomada por seguidores da legenda pró-curda Partido da Paz e Democracia (BDP), que festejavam a vitória eleitoral nesta região.
 
As vítimas, algumas delas gravemente feridas, foram levadas de helicóptero a um hospital próximo.
 
Fontes policiais informaram que se tratava de uma bomba de fabricação caseira, na qual foram utilizados dispositivos pirotécnicos, peças de metal e pedras.
 
Por enquanto, não há informações sobre os possíveis responsáveis do atentado.
 
Vários membros do BDP acusaram a Polícia de recorrido à violência e ao uso de bombas de gás após a detonação do explosivo.
 
O candidato curdo independente Hasip Kaplan, apoiado pelo BDP, acusou a legenda governista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islâmico moderado) do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, de atos de agressão contra os seguidores do partido pró-curdo.
 
Nesta província do sudeste da Turquia, os candidatos curdos independentes, apoiados pelo BDP, obtiveram no pleito de domingo 73,1% dos votos, contra 20,8% do AKP.
 
Em todo o país, o AKP obteve nas urnas 50,05% dos votos e 326 das 550 cadeiras do Parlamento, que lhe dão uma cômoda maioria absoluta para governar por outros quatro anos, mas que o obrigarão a buscar alianças com outros partidos para redigir uma nova Constituição. EFE
 
 

Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More