segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Irã usa ambulância para ajudar Hezbollah, revela WikiLeaks

AE - Agência Estado - BEIRUTE - Ambulâncias iranianas do Crescente Vermelho foram usadas para contrabandear armas para o grupo militante islâmico libanês Hezbollah durante a guerra desse grupo com Israel, informa um documento diplomático dos EUA, vazado no domingo, 28, pelo site WikiLeaks. 
 
Memorandos do Departamento de Estado americano dizem que suprimentos médicos do Crescente Vermelho "também serviram para facilitar o envio de armas". Hezbollah e Israel travaram um confronto de 34 dias, que deixou 1.200 libaneses e 160 israelenses mortos.

Mais de 250 mil documentos do Departamento de Estado foram divulgados ontem pelo site WikiLeaks. Segundo um deles, uma pessoa cujo nome não foi publicado "tinha visto mísseis nos aviões destinados ao Líbano", enquanto os suprimentos eram colocados no avião.

Um porta-voz do Hezbollah não quis comentar o caso, argumentando que não tinha lido o documento. O Irã tem laços de quase 30 anos com o Hezbollah e suspeita-se que financie o grupo militante, com milhões de dólares por ano e ainda fornecendo armas.

Durante o conflito de 2006, o Hezbollah disparou quase 4 mil foguetes no norte israelense, incluindo vários de médio alcance, que atingiram pela primeira vez a terceira maior cidade de Israel, Haifa. As informações são da Associated Press.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More