A oposição iraniana denunciou nesta segunda-feira, 10, a prisão da atriz Marzieh Vafamehr. Segundo o site oposicionista Kalameh, ela foi condenada a um ano de detenção e 90 chibatadas. Os dissidentes dizem que sua participação no filme “Minha Teerã à venda” – crítico à linha dura iraniana – motivou a punição.
O advogado da atriz recorreu à sentença. Mulher do também cineasta Nasar Taghvai, Marzieh tinha sido detida no final de junho por participar do filme e libertada após pagar fiança.
Segundo o marido da atriz, a obra tinha sido autorizado pelo ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irã. Outras pessoas foram presas na ocasião, mas só ela foi processada. Ainda de acordo com Taghvai, Marzieh está detida no presídio de Garchak, que não conta com condições mínimas de higiene.
“Minha Teerã à venda” foi produzido há quatro anos e dirigido pela cineasta Granaz Moussavi, uma cidadã iraniana residente na Austrália, para sua tese universitária. Custeado pela produtora australiana Cyan Films, chegou ao Irã clandestinamente e passou a ser vendido no mercado negro. Segundo Taghvai, as cópias custam de US$ 1 a US$ 6 nas bancas piratas de Teerã.
A obra conta a história de uma jovem atriz proibida pelas autoridades islâmicas de atuar. Ela então parte para uma vida clandestina para poder se expressar artisticamente. Ao conhecer um iraniano que vive na Austrália em uma festa rave, ela vislumbra a possibilidade de deixar o país.
O filme foi premiado no Festival de Adelaide, em 2009, e selecionado para o de Toronto, no mesmo ano, mas sua exibição está proibida no Irã. AP e Efe
Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter e aqui para curtir no Facebook
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.
0 comentários:
Postar um comentário
Termo de uso
O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.
Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.
A equipe.