terça-feira, 11 de outubro de 2011

Israel e Hamas chegam a um acordo pela libertação de Gilad Shalit


Israel e Hamas chegaram a um acordo final de troca que poderá garantir a libertação de Gilad Shalit, soldado das Forças de Defesa de Israel que havia sido sequestrado, afirmaram funcionários do escritório do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta terça-feira.


Funcionários do Escritório do Primeiro-Ministro disseram que "uma pequena janela que possibilitaria a volta para casa de Gilad Shalit foi aberta", acrescentando: "A janela apareceu acompanhada de temores de que os regimes o Oriente Médio e o ressurgimento de forças extremistas poderiam tornar o retorno de Gilad Shalit impossível."

O comentário dos funcionários veio acompanhado de uma notícia da Al-Arabiya, segundo a qual um acordo havia sido realmente alcançado entre Israel e Hamas quanto à libertação do soldado das FDI, sob cativeiro do Hamas em Gaza desde 2006.

Netanyahu e o Ministro da Defesa, Ehud Barak, estão reunindo alguns ministros no Escritório do Primeiro-Ministro a fim de pressioná-los a votar no acordo. Os assessores de Netanyahu estimam que o acordo será aprovado pelo gabinete.

Netanyahu chamou o gabinete para uma reunião de emergência agendada para mais tarde, na qual os ministros devem discutir o estado das conversas destinadas a garantir a libertação de Shalit.

Falando ao Haaretz, um oficial egípcio disse: "Depois de 64 meses de duras negociações, nós estamos aptos a fechar o acordo. Foi uma tarefa muito difícil, que incluiu milhares de horas de negociações."

Também na terça-feira, altos oficiais egípcios confirmaram ao Haaretz que havia ocorrido um progresso significativo nas tentativas de chegar a um acordo para a troca de prisioneiros, o que levaria à libertação de Shalit.

Os oficiais confirmaram que uma delegação israelense, dirigida pelo chefe das negociações por Shalit, David Meidan, foi ao Cairo para, informalmente, discutir os detalhes de um possível acordo com o chefe da ala militar do Hamas, Ahmed Al-Jabari.

Da mesma forma que em outras rodadas de negociações por Shalit, a conversa informal foi supervisionada pelo Serviço de Inteligência Egípcio, liderado pelo chefe da Inteligência, o General Murad Muwafi e seus assessores.

Autoridades egípcias também disseram que chegaram a um acordo, recentemente, para incluir o acusado de espionar por Israel, Ilan Garpal.

Ativistas ligados aos direitos dos prisioneiros palestinos em Israel também mencionaram que uma greve de fome entre os prisioneiros em Israel estava ligado ao movimento de protesto, razão pela qual os prisioneiros do Hamas não aderiram à greve.

Fonte: Haaretz
Tradução: Jônatha Bittencourt, editor de CessarFogo.com e De Olho na Jihad


Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter e aqui para curtir no Facebook 
A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.  

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More