sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aumentam a violência e os ataques contra as Igrejas na Indonésia

"A violência e os ataques contra as igrejas cristãs, tem crescido nos últimos anos e nos últimos tempos, especialmente em Jacarta e na parte ocidental da ilha de Java". "Estamos cada vez mais preocupados", afirma Monsenhor Johannes Pujasumarta, Bispo de Bandung e Secretário Geral da Conferência Epicospal da Indonésia.

"Os responsáveis são pequenos grupos de radicais islâmicos que estão semeando o pânico entre nossos fiéis, especialmente nas dioceses de Jacarta, Bandung e Bogor. A violência também aumenta devido à indiferença das autoridades civis e policiais, que se omitem diante a violência. Exigimos uma maior atenção e proteção para as comunidades cristãs e que tais ações não continuem impunes", disse o Bispo.


Um relatório documentado e detalhado, que descreve os recentes incidentes, foi enviado à Agência Fides, do Fórum de Comunicação Cristã da Indonésia (ICCF), uma organização que reúne líderes de diferentes denominações cristãs, e monitora a situação e violência contra os cristãos na Indonésia.

O relatório, divulgado ontem em uma palestra pública em Jacarta,lembrou que em 17 de Outubro, os grupos radicais islâmicos ameaçaram atacar uma igreja católica em Karanganyar, Java Central. Dias antes, em 13 de Outubro, Sukoharjo, na mesma área, 12 militantes em uma moto atearam fogo a uma igreja protestante. Em 12 de outubro o mesmo ataque foi feito contra a Igreja Católica em São Jose, Klaten, Java Central, felizmente com poucos danos. O Fórum lembra que em setembro passado, uma igreja católica foi atacada na província de Borno Pasir na Indonésia: Este último episódio alerta para possíveis ataques de extremistas, em outras províncias, embora a maioria dos episódios de violência sejam registrados nos subúrbios de Jacarta e no oeste e na zona central da ilha de Java.

Segundo os dados disponibilizados pelo fórum, os ataques contra os Cristãos e não-islâmicos tem aumentado consideravelmente desde a independência da Indonésia (1945) até os dias de hoje: entre 1945 e 1967, duas igrejas foram queimadas, entre 1967 e 1969 (depois de Suharto assumir o poder) mais 10 foram atacadas. Entre 1969 e 1998, realizaram até 460 ataques (especialmente depois da medida de Suharto que regulava a criação de lugares de culto). Mas, mesmo depois de uma nova era de reformas, a situação parece ter se agravado: na última década, o fórum registrou mais de 700 ataques, que elevaram ainda mais o número de ataques contra igrejas. Entre 1945 a 2010, esses números já chegaram a cifra de 1200 ataques.

P. Benny Susetyo, secretário da Comissão de Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal, explicando o documento nota que "os ataques são possíveis devido à negligência por parte da polícia", observando a grande risco de que "isto continuará até que não haja garantia de impunidade aos que cometem tais atos de violência".

Explicando a Fides as estratégias da Igreja, Mons. Pujasumarta conclui: "Na Indonésia, todos - autoridades, líderes religiosos e a sociedade civil - são chamados a defender a idéia e o modelo de uma sociedade plural e harmoniosa". Por isso o diálogo segue sendo a via principal: em particular, seguiremos buscando o apoio e a solidariedade dos grupos muçulmanos moderados que representam a grande maioria do islã indonésio.

Texto traduzido do minuto digital

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More