sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sheik Raed Salah – Comandante do braço norte do Movimento Islâmico em Israel

Raed Salah, filho de um policial, nasceu em 1958 em Umm al-Fahem, uma das maiores aldeias árabes israelenses, com vista para Wadi Ara, em Israel, na estrada principal para Megido.


Raed formou-se no final dos anos 70, na faculdade islâmica em Nablus, na Cisjordânia, e se juntou ao Movimento Islâmico que era liderado pelo xeque Abdullah Nimer. Logo em seguida em 1985 Raed foi eleito chefe do movimento islâmico e segundo prefeito de Umm al-Fahem.


Em 1993 com o acordo de Oslo houve uma divisão no Movimento Islâmico de Israel, na época liderados pelo carismático Raed Salah o ramo do norte do movimento se opôs ao acordo, aliando-se com a posição do Hamas em contrário à posição do ramo do sul, liderado pelo xeque Abdullah Nimer Darwish. Hoje, há um racha total entre os dois ramos, e Saed Salah é o líder indiscutível do ramo radical chamado braço norte do Movimento Islâmico em Israel.


Em 2001 Salah foi impedido de deixar Israel por causa de suas fortes ligações com outros movimentos islâmicos jihadistas do Oriente Médio. Em 2003 Raed Salah foi preso pela polícia israelense e condenado a dois anos de prisão pela transferência de milhões de dólares ao Hamas. Parte do dinheiro foi usado para financiar ataques terroristas em Israel.


Desde a Segunda Intifada no ano 2000, o braço norte do Movimento Islâmico, adotou uma abordagem radical, sob o slogan religioso “Al-Aqsa está em perigo”.


A filial do norte do Movimento Islâmico é capaz de mobilizar, dezenas de milhares de jovens muçulmanos para provocar distúrbios em Jerusalém, sempre prontos a obedecer ao chamado do xeque Raed Salah. Entre 30 a 60 mil pessoas participam das reuniões anuais do “braço do norte” desde 2000, o encontro ocorre em Umm El Fahem todo ano sob o lema “Salvar al-Aqsa”.


Em 2010 o Sheik Raed Salah estava entre os mais de 700 “pacifistas” em uma flotilha de ajuda humanitária, organizado pelo IHH Turco, que levava ajuda a Faixa de Gaza. O comando naval israelense invadiu a embarcação, na ação Raed Salah foi acusado de pegar a arma de um dos soldados e disparar, provocação que acabou causando a morte de nove ativistas. Sheik Raed Salah foi, portanto, preso e agora enfrenta um longo processo judicial.


Na última quarta-feira, 27 de outubro 2010, ocorreram confrontos entre membros da extrema direita de Israel e palestinos. Os Judeus exigiam que o “Movimento Islâmico árabe-israelense” liderado pelo xeque Raed Salah, fosse declaro ilegal.




De Olho na Jihad 29/10/10.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More