quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Onda de terror toma conta do Cáucaso

Os ataques na Chechênia são mais um sinal de que o Cáucaso vive um clima de total instabilidade, sem qualquer solução à vista. A região foi palco de dezenas de atentados nos últimos meses, com mais de 160 mortos, numa demonstração de que o Estado russo simplesmente não tem controle sobre o território.

Segundo a Justiça da Rússia, 246 ataques considerados "terroristas" foram realizados no Cáucaso em apenas nove meses. Outros 50 foram frustrados. Nesse período, 800 quilos de explosivos foram encontrados e confiscados na região e 140 bombas, desativadas.

O próprio serviço de inteligência da Rússia afirma que a onda de ataques de insurgentes é crescente e tem participação de redes islâmicas radicais que operam em âmbito internacional.

No dia 24, por exemplo, foi registrado um ataque suicida contra uma delegacia de polícia de Kabardino-Balkaria. No mesmo dia, cinco insurgentes foram mortos no Daguestão. Na Abkházia, a casa do vice-presidente foi atingida por um morteiro.

A região é uma encruzilhada de interesses. Para os EUA e a Europa, o Cáucaso é a garantia de acesso a um bolsão de petróleo e gás. Para Moscou, o território simplesmente faz parte da Rússia.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More