segunda-feira, 14 de março de 2011

Milhares de Libaneses pedem que Hezbollah entregue suas armas

BEIRUTE - Dezenas de milhares de libaneses se dirigiram para a praça central de Beirute neste domingo para marcar o aniversário dos protestos de 2005 que encerraram os 30 anos de dominação síria sobre o Líbano e exigir que o grupo militante Hezbollah, visto como um representante da Síria, entregue suas armas.

A manifestação da oposição pró-Ocidente foi uma poderosa demonstração de força e ocorreu num momento tenso para o Líbano e o restante do mundo árabe, que tem sido varrido por uma onda de levantes contrários ao governo.

A multidão agitou bandeiras libanesas, faixas de partidos pró-Ocidente e pôsteres do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, cujo assassinato em 2005 deu início ao movimento que expulsou as tropas sírias naquele mesmo ano, no evento que se tornou conhecido como a "Revolução do Cedro".

"Nós viemos aqui para dizer que somos contra as armas (do Hezbollah)", disse o comerciante Atef Kahwaji, de 51 anos. "Eles mentem quando dizem que as armas são para ser usadas apenas contra Israel."

O Hezbollah tem um arsenal que supera o do Exército nacional e tem o apoio da maioria dos xiitas libaneses e de muitos cristãos. O grupo afirma que precisa das armas para defender o Líbano no caso de um ataque israelense.


Clique aqui e siga o De olho na Jihad no Twitter   

A cópia das notícias aqui vinculadas é livre, já que em grande maioria não são de nossa autoria. Os textos de nossa autoria passarão agora a serem classificados como “Editorial”. Portanto, por questão de justiça e honestidade intelectual, pedimos que ao copiar nossos textos cite-nos e também cite a fonte na qual coletamos as informações.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More