segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Detido na Indonésia líder espiritual da Al-Qaeda do Sudeste Asiático

JACARTA - O clérigo radical Abu Bakar Bashir, líder espiritual do braço da Al-Qaeda no Sudeste Asiático e relacionado com os atentados de Bali de 2002, foi detido nesta segunda-feira, 9, na Indonésia por envolvimento em atividades terroristas.

A polícia acusa Bashir de vinculação com a rede terrorista desmantelada neste ano na província de Aceh, ao norte da ilha de Sumatra, após descobrir seu campo de treinamento, indicou o porta-voz policial, Edward Aritonang. "Ele a abençoava e financiava. Sabia de todas as atividades (da rede de Aceh) porque recebia relatórios", explicou Aritonang em entrevista coletiva.

Segundo a versão policial, o clérigo radical tinha um "papel-chave" na designação dos instrutores religiosos e dos líderes do campo de treinamento, que por sua vez o mantinham informado. Nesse grupo estava Dulmatin, o terrorista que chefiou os atentados de Bali em 2002, quem após contribuir para montagem das instalações fugiu e morreu em março passado durante um tiroteio com a Polícia.

A unidade antiterrorista indonésia deteve o clérigo em Ciamis, uma pequena localidade do oeste da ilha de Java, no sudoeste da Indonésia, quando ele fazia uma viagem por diversas mesquitas da região para fomentar suas ideias radicais.

Bashir, de 72 anos, teve envolvimento com os grandes dos movimentos islamitas da região, entre estes Noordin Mohammed Top, o terrorista mais procurado no Sudeste Asiático que foi morto a tiros em 2009 em uma operação policial realizada depois que organizasse o atentado de julho em Jacarta, no qual morreram nove pessoas.

Bashir é o fundador da polêmica escola islâmica na cidade javanesa de Solo, considerada a fortaleza dos islamitas na qual são formados três dos indonésios radicais executados pelos atentados de Bali e outros cinco fundamentalistas.

Em mais de uma ocasião, Bashir acusou os serviços de inteligência dos Estados Unidos de estarem por trás de alguns dos atentados islamitas executados em solo indonésio.


Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More