quinta-feira, 29 de julho de 2010

O espião do Hezbollah no Facebook



Em um excelente artigo publicado no The Washington Times, a UPI Shaun descreve a ação em que um consultor de segurança criou uma personagem falsa no Facebook, que parecia ser um atraente jovem que trabalahva com defesa cibernética. Ela rapidamente ganhou centenas de amigos da comunidade de segurança nacional, bem como ofertas de emprego e convites para conferências. No processo, ela reuniu uma grande quantidade de materiais sensíveis como senhas e dados.

Esta não é uma preocupação hipotética - O Hezbollah já utilizou essa estratégia. De acordo com o site de notícias israelense MySay:

O agente do Hezbollah fingia que era uma menina israelense chamada "Reut Zukerman", Reut "trabalhou durante várias semanas para envolver mais de 200 perfis.

O agente do Hezbollah ganhou a confiança de soldados e oficiais que não hesitaram em confirmá-lo como um "amigo" uma vez que viram ele era amigo de vários dos seus amigos da mesma unidade. A maioria deles assumiu que "Reut" era apenas uma outra pessoa que trabalhou naquela unidade de inteligência de elite.

Desta forma, o Hezbollah coletou informações sobre a atividade da unidade, os nomes e detalhes pessoais de seu pessoal, gíria da unidade, e informação visual em suas bases. Este usuário / agente usando o Facebook é um exemplo de uma tendência chamada facebook.

Esse fato demonstra uma nova forma de guerra: A Guerra Cibernética!

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More