quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rússia lança nova estratégia para combater a insurgência no Cáucaso

KISLOVODSK - O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, lançou nesta terça-feira, 6, um novo plano do governo para combater a crescente insurgência islâmica no Cáucaso Norte e pediu que os líderes locais se esforcem para diminuir a pobreza da região.

Alexei Nikolsky/RIA Novosti/ReutersPutin liderou a Rússia em uma guerra contra os rebeldes chechenos em 1999A Rússia luta contra o crescimento da violência nas províncias majoritariamente muçulmanas na região, localizada ao sul de seu território. No Cáucaso Norte, a corrupção e a política altamente repressiva das forças de segurança levam a população jovem a se juntar á insurgência.


Diversos ataques terroristas são atribuídos aos insurgentes do Cáucaso, como os atentados no metrô de Moscou em março, quando dezenas de pessoas morreram. O ataque dentro do território russo mostra que os rebeldes da região consideram Moscou como uma ameaça.

Putin, que em 1999 liderou a Rússia em uma guerra contra separatistas chechenos, disse que dará mais atenção aos setores social e econômico da região para estabelecer a paz. O premiê pediu que os líderes locais atraiam investimento privado, reduzem o desemprego e atendam as reivindicações de ativistas de direitos humanos, muitos dos quais acusam as forças locais de torturar a população.

"Qualquer investidor deveria ser tratado, na minha opinião, como um membro da família", disse Putin. "Vocês deveriam protegê-los de todas as maneiras possíveis", completou o premiê.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, alertou em novembro que a crescente violência no Cáucaso Norte é o principal problema doméstico da Rússia. Ele ordenou que as autoridades combatessem os problemas sociais da insurgência e seu enviado para a região, Alexander Khloponin, tem trabalhado desde então na elaboração de políticas cujo objetivo é melhorar a situação econômica da área.

Fonte



0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More