sábado, 17 de julho de 2010

Na Argentina, Irã é criticado em aniversário de atentado contra judeus

BUENOS AIRES - A comunidade judaica argentina celebrou hoje o 16º aniversário do atentado da Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), pedindo que os iranianos suspeitos pelo ataque respondam por sua culpa na Justiça.

Autoridades da numerosa comunidade judaica no país criticaram em um ato, com a presença do juiz espanhol Baltasar Garzón como convidado especial, que o Irã negue sistematicamente sua colaboração para entregar à Justiça o ex-presidente iraniano Ali Rafsanjani e o atual ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, entre outros acusados pelo maior atentado ocorrido em solo argentino. Teerã nega qualquer vínculo com o atentado.

O ataque de 1994 com um veículo carregado de explosivos contra a Amia ocorreu em 18 de julho, deixando 85 pessoas mortas e 300 feridas. O atentado aconteceu dois anos após a embaixada de Israel, em Buenos Aires, ter sido alvo de um ataque que deixou 29 vítimas e também não foi esclarecido.

O presidente da associação, Guillermo Borger, assegurou que a comunidade judaica "jamais baixará os braços" no "sagrado mandato de buscar justiça". Borger criticou o fato de um dos acusados no caso, Vahidi, ter se tornado ministro do governo iraniano. O advogado Garzón também criticou a impunidade no caso. Segundo o juiz espanhol, há "interesses ocultos" para que não sejam punidos os responsáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More