Como muitas publicações novas, esta apresenta uma mistura de assuntos variados e interessantes: noticiário, reportagens, artigos e um compromisso inteligente típico da era digital com a interatividade. Não fosse pela navegação casual na internet, a nova revista online da Al-Qaeda em língua inglesa seria mais do que inaceitável. Intitulada Inspire e destinada aos aspirantes a combatentes na jihad que não leem árabe, ela ensina a fabricação de bombas e linguagem em código para iniciantes, além de comentários profundos sobre o Alcorão.
A revista é aparentemente uma criação de Anwar al-Awlaki, um pregador radical nascido nos EUA e uma das principais figuras da Al-Qaeda na Península Arábica, e sugere uma nova tendência de recrutamento de terroristas.
Mas o lançamento de sua edição do segundo semestre de 2010 até o momento tem sido conturbado. Alguns dos artigos não foram publicados, como uma reportagem que, segundo o índice de matérias, seria um "detalhado" manual que recebeu o título de Faça uma bomba na cozinha da mamãe. O lançamento parcial da Inspire levantou suspeitas na comunidade jihadista.
Al-Qimmah, um site ligado ao movimento al-Shabab afiliado à Al-Qaeda na Somália, advertiu os que viram a revista para deletá-la, sem nenhuma explicação. Também informou os leitores que o al-Falluja, um fórum popular dos jihadistas, havia sido "sequestrado". Os problemas da revista podem ter sido causados por uma ação deliberada, como a introdução de um vírus.
O especialista em Iêmen, Gregory Johnsen, disse: "A ideia é fazer com que a Al-Qaeda alcance, influencie e inspire outras pessoas com o mesmo pensamento no Ocidente. Elas não precisarão mais viajar para o Iêmen ou ler árabe para seguir as instruções da rede. Agora só precisam fazer download e ler a revista em inglês".
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário
Termo de uso
O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.
Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.
A equipe.