segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Holanda caminha para Governo de direita apoiado por partido anti-islã

Bruxelas, 31 jul (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Holanda Ruud Lubbers, encarregado de dirigir as negociações para formar um novo Governo nesse país, informou neste sábado à rainha Beatrix que os democratas-cristãos (CDA) e os liberais (VVD) estão dispostos a formar uma coalizão minoritária com o apoio do partido antimuçulmano PVV.


Como destacaram os meios holandeses, Lubbers, que esteve 12 anos à frente do Executivo holandês (de 1982 a 1994) com três coalizões governamentais distintas, ligou à rainha para informar sobre os últimos avanços no processo de formação de Governo após as eleições de 9 de junho, das quais o VVD saiu vencedor.


Está previsto que Lubbers se dirija na segunda-feira aos líderes dos outros sete partidos para atualizá-los sobre a situação, informa a agência holandesa "ANP".


Os dirigentes do VVD, PVV e CDA declararam ontem a intenção de negociar um gabinete de minoria composto por democratas-cristãos e liberais, que governaria com o apoio do PVV, o partido de extrema direita de Geert Wilders.


Dessa maneira, o partido antimuçulmano estaria envolvido no desenho do gabinete de coalizão e o assinaria, embora não faria parte do Governo.


Em declaração conjunta, os três partidos se mostraram dispostos a "aceitar" as diferentes opiniões que mantêm sobre o islã e garantir mutuamente "liberdade de expressão".


O líder do VVD, Mark Rutte, afirmou que tanto o CDA quanto o PVV veem "perspectivas" de poder formar um Governo dessa composição, algo que os partidos de esquerda.


Segundo aponta "DutchNews", para o líder trabalhista, Job Cohen, Lubbers não deveria explorar a possibilidade de formar um Governo em minoria até esgotar as opções de instaurar um gabinete de maioria.


Wilders declarou-se "extremamente feliz" com a possibilidade de um Governo de direita em minoria, e assegurou que tal formação será "fantástica" para a Holanda.


Augurou mais controle da imigração e a integração das pessoas vindas de outros países e "mais Polícia nas ruas", recolhe o jornal "Volkskrant".


Juntos, o VVD, o CDA e o PVV contariam com 76 cadeiras das 150 do Parlamento holandês.


A queda do Executivo holandês, a quarta com o democrata-cristão Jan Peter Balkenende como primeiro-ministro, ocorreu em 20 de fevereiro quando os ministros trabalhistas decidiram retirar-se da coalizão governamental, após um longo debate sobre se as tropas holandesas deviam ou não continuar por mais um ano mais no Afeganistão.

Fonte: EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More