Há 20 anos
Na madrugada de 2 de agosto de 1990, as tropas de Saddam Hussein invadiram o Kuwait, pequeno emirado na fronteira com o Iraque. A família real kuwaitiana - praticamente dona do país e do petróleo - fugiu para a Arábia Saudita. O território invadido era pequeno, mas o efeito global foi grande: a ação do Iraque preocupou todo o Ocidente, que sempre dependeu do petróleo para suas atividades básicas.
Horas antes da invasão, haviam fracassado as negociações entre os dois países sobre o pagamento exigido pelo governo iraquiano como compensação pelo petróleo que teria sido roubado. O ataque das forças iraquianas foi fulminante e, em pouco tempo, a capital kuwaitiana estava tomada.
A ONU deu prazo até o dia 15 de janeiro do ano seguinte para a retirada das tropas iraquianas do Kuwait. Diante da resistência de Saddam, as tropas aliadas, lideradas pelos EUA, lançaram em 17 de janeiro o impressionante espetáculo da primeira guerra transmitida ao vivo pela televisão para o mundo. Tinha início a Guerra do Golfo.
0 comentários:
Postar um comentário
Termo de uso
O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.
Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.
A equipe.