domingo, 1 de agosto de 2010

Hamas assalta banco em Gaza

Forças do Hamas se apropriaram no sábado de US$ 16 mil de um banco de Gaza que havia congelado os recursos como parte de uma campanha contra a lavagem de dinheiro lançada pela Autoridade Palestina, dirigida pelo grupo rival Fatah e sediada na Cisjordânia.

Uma alta autoridade do Banco Islâmico Palestino afirmou que a polícia do Hamas levou o dinheiro dos caixas sob ameaça de armas. Ninguém ficou ferido no incidente. Dirigentes do Hamas não comentaram o fato.

O banco informou que o dinheiro estava numa conta de uma entidade beneficente islâmica, congelada pelo Ministério do Interior e a Autoridade Monetária Palestina, órgão que atua como um banco central para o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, rival do Hamas. 

A conta foi congelada depois que o Hamas, que venceu a eleição parlamentar palestina em 2006 e tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007, colocou seus representantes para gerenciar a entidade.
Essa foi a segunda vez neste ano que o Hamas se apropriou de dinheiro de um banco privado palestino. Em março, suas forças levaram US$ 400 mil outra instituição, fazendo emergir preocupações entre os banqueiros sobre a segurança de operar em Gaza. 

Cerca de uma dezena de bancos, palestinos e árabes em geral, atua na Faixa de Gaza, embora as sedes sejam na Cisjordânia.

Israel e os Estados Unidos consideram o Hamas uma organização terrorista. Os bancos israelenses cortaram os laços com as os bancos de Gaza em 2007, como parte da ampliação do embargo contra o governo do Hamas. 

Fonte: Portal terra

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More