terça-feira, 3 de agosto de 2010

Israel e Líbano se enfrentam na fronteira

GAV AM, Israel, 3 Ago 2010 (AFP) -Um alto oficial israelense morreu e outro ficou gravemente ferido nesta terça-feira, após confrontos com o exército libanês ao longo da sensível fronteira norte, informou uma fonte militar do Estado hebreu.

"Um oficial da Força de Defesa Israelense foi morto, hoje, por disparos das Forças Armadas Libanesas na fronteira entre Israel e Líbano", destacou um comunicado, que identificou o morto como o tenente-coronel Dov Harari, de 45 anos. Harari era comandante de batalhão.

Outro oficial israelense, um capitão, ficou "gravemente ferido", destacou o exército.

Enfrentamentos entre tropas israelenses e o exército libanês eclodiram logo após o meio-dia local (06h00 de Brasília), perto do ''kibutz'' Misgav Am, na parte mais ao norte da fronteira israelense.

Autoridades de Beirute disseram que dois soldados libaneses e um jornalista também foram mortos no fogo cruzado.

O chefe do comando norte do exército israelense disse que os militares foram surpreendidos em uma emboscada "premeditada" orquestrada por soldados israelenses.

"Estamos falando de um incidente muito grave no qual dois comandantes foram atingidos", disse o major-general Gadi Eisenkot a jornalistas na cidade de Kiryat Shmona, na fronteira norte.

"Houve uma emboscada premeditada por um esquadrão de atiradores, que disparou contra os comandantes, que estavam perto de um posto (militar), claramente localizado dentro do nosso território", relatou o oficial.

"Este é o incidente mais grave desde a segunda Guerra do Líbano (em 2006) e (são) nossas primeiras baixas nos últimos quatro anos", acrescentou, admitindo que a resposta israelense ao exército libanês havia sido "muito dura".

Eisenkot disse acreditar que este foi "um incidente isolado" e admitiu que o exército não tinha informações sobe quem estaria por trás do fato.

O ataque sangrento provocou a condenação da cúpula política israelense.

"Eu considero o governo libanês diretamente responsável por esta violenta provocação contra Israel", disse o premier, Benjamin Netanyahu, em um comunicado.

"Israel respondeu e responderá vigorosamente no futuro a qualquer tentativa de perturbar a calma em nossa fronteira norte, ferir moradores do norte ou os soldados que os defendem", afirmou.

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, também fez um alerta ao governo de Beirute.

"O ministro da Defesa Barak alerta o governo libanês contra as provocações continuadas às Forças de Defesa Israelenses, como têm feito ultimamente as tropas libanesas, e pede que investiguem quem está por trás do ataque assassino realizado hoje", disse o ministro, segundo informações de seu gabinete.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More