segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exército indiano abre fogo contra militantes na Caxemira

Ao menos três civis foram mortos durante protestos violentos na Caxemira - região disputada pela Índia e o Paquistão - após tropas do Exército indiano abrirem fogo contra os manifestantes. Os incidentes elevam o número de mortos nos últimos dias de intensa violência na região para 26, em meio a protestos e embates entre militantes muçulmanos e forças policiais e militares do governo indiano.

Dois civis foram mortos durante uma marcha de protesto na cidade de Pampore. Após a confirmação das mortes, residentes da região incendiaram prédios e veículos do governo, informou a polícia local. Outro civil morreu na cidade de Khrew, onde centenas de manifestantes marcharam pelas ruas entoando slogans de independência.

Os combates entre forças indianas e os residentes da Caxemira já deixaram cerca de 68 mil mortos desde a década de 1980.

Toque de recolher

Ainda no sábado as autoridades indianas impuseram um toque de recolher por tempo indeterminado nas grandes cidades do vale da Caxemira sob sua soberania, após cinco civis morrerem e pelo menos 50 ficarem feridos em violentos protestos. Entre a noite de sexta e a manhã de sábado (pelo horário local), morreram outros dois civis feridos por disparos das forças de segurança na localidade caxemiriana de Pattan, onde uma multidão atacou um quartel policial.

Na mesma cidade, neste sábado, foram registrados novos enfrentamentos entre civis e as forças de segurança, que tentavam dispersar a multidão e impor o toque de recolher. Uma adolescente morreu pelos disparos dos agentes e outras quatro pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave. As sextas-feiras, dias de oração para a maioria muçulmana que reside na região, costumam ser escolhidas pelos principais líderes separatistas para convocar protestos na Caxemira, imersa há mais de um mês em uma contínua agitação pelas mortes de civis às mãos das forças indianas.

A Caxemira continua sendo motivo de disputa territorial entre Índia e Paquistão desde a independência e partilha do subcontinente, no ano de 1947.

0 comentários:

Postar um comentário

Termo de uso

O Blog De Olho na Jihad não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio, os que estiverem em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.

As opiniões expostas não representam o posicionamento do blog, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. Por este motivo os que comentarem como anônimos devem ter ciência de que podemos não publicar ou excluir seus comentários a qualquer momento.
Se não tiver gostado, assine, ou não comente e crie seu próprio site e conteste nossas informações.

Ao comentar o usuário declara ter ciência e concorda expressamente com as prerrogativas aqui expostas.

A equipe.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More